DEPARTAMENTO TÉCNICO

O Departamento Técnico desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do futebol no país. Ele precisa estar totalmente integrado na estrutura da Federação e equipado com pessoal qualificado e recursos financeiros adequados. Ele é liderado pelo Director Técnico o qual é responsável por definir e liderar os programas nacionais de desenvolvimento técnico, preparando assim o futebol do futuro. Ele propõe ao secretário geral, ao presidente e possivelmente à Direcção Executiva uma visão de longo prazo e desenvolve uma estratégia técnica ao longo de vários anos, a fim de melhorar o nível do jogo no país e alcançar metas identificadas dentro e fora do país. O departamento é responsável ​​pela implementação de todas as actividades relacionadas ao desenvolvimento técnico, bem como ao controlo, monitoria e avaliação. As actividades diárias deste departamento encontram voltadas para: desporto de massas, formação de treinadores, futebol de elite (masculino e feminino) e pesquisa e documentação. Composição do Departamento:

  • José Arnaldo Salvado – Director Técnico Nacional

DEPARTAMENTO DO LICENCIAMENTO DE CLUBES

Composição do Departamento:

  • Rui Tadeu – CLS Manager CAF/FIFA/FMF
  • Artur Máximo – Secretário Executivo
  • Órgão de primeira instância (OPI)
  • Artur Manhiça – Presidente – Técnico do Critério Legal
  • António Gravata – Vice Pres. – Técnico do Critério Administrativo e de Pessoal
  • Marcelo Manuel – Membro – Técnico do Critério Financeiro
  • Júlio Mungoi – Membro – Técnico do Critério de Infra-estruturas
  • Mahomed Arif – Membro – Técnico do Critério de Infra-estruturas (Arquitecto)
  • Abdul Abdulá – Membro – Técnico do Critério Desportivo

DEPARTAMENTO DE SELECÇÕES NACIONAIS

Compete ao Departamento de Selecções Nacionais facilitar programas de treinamento, preparação para os jogos, competições e outras actividades de todas as equipes nacionais.

Em termos de composição temos:

Equipa Técnica Nacional
Nome Cargo
Luís Filipe De Jesus Vieira Duarte Gonçalves Selecionador Nacional
Tiago Capaz Especialista em Scouting
João Pereira Analista de Desempenho
Florêncio Tembe Preparador Físico
Manuel Valói Treinador de guarda-redes
Coordenadores Nacionais
Énio Arcanjo Saize Coordenador da Selecção Nacional
Valério Madeira Coordenador das Selecções Jovens
Técnico de Equipamento Nacional
Florêncio Mahumane Técnico de Equipamentos

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

DEPARTAMENTO JURÍDICO E RECURSOS HUMANOS

São competências do Departamento Jurídico e Recursos Humanos:

  • Estabelecer jurisprudência, dar conselhos, tomar postura em caso de litígio ou demanda;
  • Propor à Direcção Executiva qualquer alteração dos estatutos e regulamentos em vigor da FMF que considere úteis;
  • Dirimir diferendos entre funcionários;
  • Zelar pelo bom cumprimento da lei, estatutos e regulamentos internos da FMF;
  • Emitir pareceres jurídicos;
  • Elaboração de contratos de trabalho;
  • Controlo de presenças e assiduidade;
  • Elaboração de procedimentos disciplinares;
  • Supervisão de higiene e segurança no trabalho;
  • Gerir e actualizar os processos individuais dos funcionário;
  • Elaborar planos de férias;
  • Fazer escalas de trabalho;
  • Efectuar o processamento de salários.
Composição do Departamento
Nome Cargo
Suleiman Habibo Fonseca Presidente
António Jacinto Bambo Cumbane Vogal
Zefanias Carlos Jonas Secretário

Todos os elementos acima são formados em Direito (Juristas).

DEPARTAMENTO DE ESTUDOS, PROJECTOS, MARKETING E RELAÇÕES PÚBLICAS

A equipe de Marketing da FMF é uma pedra angular da missão de expandir o futebol pelo país e em todo o mundo.

A expertise ​​da equipe agregam valor à experiência dos eventos da FMF para todos os intervenientes do fenómeno futebolístico, desde os patrocinadores que orgulhosamente apoiam o futebol nacional aos fãs e adeptos que seguem apaixonadamente os clubes e a selecção nacional nos estádios e em casa.

Dentre várias áreas de actuação, as operações da equipe de Marketing perpassam as seguintes:

  • Definir e entregar os pacotes de direitos dos patrocinadores, enquanto se esforça para aumentar ainda mais o valor desses direitos para garantir o máximo retorno do investimento;
  • Promover eventos da FMF para estimular o engajamento dos fãs e adeptos e aumentar o valor para a FMF, patrocinadores proporcionando uma experiência única de hospitalidade;
  • Inovar e desenvolver programas de marketing, informados por análises inteligentes de mercado, para aprimorar a experiência dos fãs e adeptos;
  • Gerir a identidade da marca da FMF, dar aos eventos uma aparência inconfundível e garantir que a organização apresente uma imagem consistente e aspiracional;

Por fim, tudo o que a equipe de marketing faz está focado em gerar receitas que permitam à FMF continuar a desenvolver o futebol em todos o país e para todos.

Composição do Departamento
Nome Cargo
Gervásio de Jesus Vice-Presidente
Sténor Lucas Tomo Chefe do Departamento