FUTSAL: COVID-19 influenciou negativamente na agenda dos trabalhos

- José Luís, presidente da Comissão de Futsal e Vogal da Direcção

 

Passa essencialmente um ano após a tomada de posse da actual Direcção Executiva da FMF e, como é óbvio, o tempo é de balanços em várias áreas de acção. 

 

Se no cômputo geral o ano desportivo foi quase nulo, por força da COVID-19, a pandemia viral que assolou o mundo inteiro, resta agora a esperança de dias melhores.

 

Na Federação Moçambicana de Futebol (FMF), a Comissão de Futsal que inicialmente "arregaçara as mangas" para levar a modalidade a outros patamares, ficou longe das expectativas antes assumidas devido à pandemia.

 

Segundo o presidente da respectiva comissão, José Luís "este ano não jogamos futsal e só agora com o relaxamento anunciado pelo governo é que há movimento na cidade de Maputo, Chimoio e Beira.”.

 

Apesar da longa paragem, a comissão realizou algumas acções, nomeadamente a reorganização da casa para quando houver uma retoma efectiva do desporto. O futsal quer dar passos largos, quer em termos de massificação, quer em termos competitivos.

 

José Luís explicou que durante o período de inactividade desportiva o futsal, fez uma observação e registo, pelo país inteiro, das condições existentes para prática da modalidade tendo constatado que há grande potencial, quer em termos de infraestruturas, quer em recursos humanos.

 

"Constatamos que em todas as capitais provinciais e distritais há recintos para praticar o futsal ainda que em alguns casos com dimensões que não sejam as recomendadas, mas que permitem a prática da modalidade. São campos e alguns pavilhões pertencentes a escolas.”

 

Para José Luís, quando o foco é trabalho de base, no qual, o grupo-alvo são as camadas jovens os campos pequenos são ideais.

 

 

Levar o futsal às escolas

 

O dirigente do futsal na FMF fez saber que num périplo feito presidente e director técnico da FMF Feizal Sidat e José Arnaldo Salvado, respectivamente estes impulsionaram e incentivaram a criação de comissões provinciais e distritais e até núcleos de futsal.

 

Mas, mais importante ainda foi a elaboração de uma proposta ao Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) para que o futsal seja introduzido nas escolas.

 

"Agora aguardamos pela resposta do MINEDH, na expectativa de tudo dar certo".

 

Para fechar o ano, a FMF através da Comissão De Futsal vai organizar neste mês de Dezembro um seminário via on-line com todas as associações provinciais.

 

Uma das várias acções na agenda do futsal é harmonizar as inscrições de clubes e atletas de forma que todos com manifesta força de vontade possam entrar nas competições sob égide da FMF e, por conseguinte, divulgar e expandir a prática da modalidade.

 

José Luís é um quadro superior da Educação, Licenciado no Ensino De Educação Física e Desportiva, Mestrado em Saúde Pública, área que abraçou para perceber a saúde no desporto.

 

Hoje é o gestor dos Assuntos Transversais na Direcção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano de Maputo.

 

FMF