Selecção Feminina: estamos no bom caminho

Terminou na tarde de ontem o torneio amigável entre as selecções nacionais de futebol de Moçambique e do Reino do Eswatini, em femininos. O saldo, em dois jogos, foi de uma vitória e um empate para a equipa nacional. Acompanhe nas linhas a seguir o posicionamento das jogadoras, treinador e presidente da Federação Moçambicana de Futebol sobre a iniciativa.




Com mais jogos vamos melhorar

Rosa Mainque, capitã

Foram dois jogos difíceis, sobretudo o segundo em que a equipa de Eswatini entrou decidida para ganhar, mas nós também fomos fortes e travamos a pressão delas e conseguirmos o empate. Felizmente ganhamos o primeiro jogo, estamos moralizados e prometemos melhorar cada vez mais. O que mais queremos são mais jogos para elevar o nosso rendimento. O nosso foco é vencer todos os jogos, sejam eles amigáveis ou oficiais. Pessoalmente, como capitã da equipa prometo contribuir com o meu melhor para termos bons resultados.


 


Amélia Banze, autora dos três golos de Moçambique

Vou dar muito nesta equipa

O meu desempenho é fruto de todo um trabalho do grupo, nomeadamente colegas e equipa técnica, por isso pela minha parte podem esperar ainda mais. Sinto que a equipa tem muito para dar e que precisamos trabalhar mais. O grupo tem força de vontade para chegar longe, por isso digo que podem esperar algo positivo do nosso trabalho no torneio regional. Vamos trabalhar muito.


 


Estou satisfeito porque estamos a evoluir

Victor Matine, seleccionador nacional

Não foi fácil realizar dois jogos em três dias e isso acabou influenciado o desgaste físico das duas equipas. Os dois jogos vieram dar uma contribuição às meninas tendo em conta que vinham de um período longo sem competição e deu parar tirar algumas ilações em relação ao desempenho delas. Naquilo que pretendíamos, estou satisfeito, porque a equipa esteve bem. Queríamos dar mais jogos e só podemos agradecer esta oportunidade.  Vamos continuar a trabalhar para os compromissos de Outubro com a África do Sul. A maioria das atletas são estudantes e trabalhadoras, é preciso paciência.


 

Vamos organizar mais torneios

Feizal Sidat, Presidente da FMF

No final do jogo, o presidente da FMF manifestou a sua satisfação, quer pela qualidade do futebol apresentado pelas duas equipas, quer pela força de vontade demonstrada pela selecção de Moçambique.

Segundo ele, o órgão reitor do futebol nacional vai continuar a trabalhar a todos os níveis organizando mais torneios, sobretudo entre as selecções provinciais para se descobrir mais jogadoras que possam integrar as selecções nacionais.

 

"Estão de parabéns a equipa técnica e todas estas jogadoras. Hoje saio daqui satisfeito pelo que vi e tenho certeza que com mais trabalho a equipa vai evoluir ainda mais. Porém, ainda há muito trabalho pela frente e vamos todos trabalhar para fortificar este grupo de trabalho."

 

FMF