Seleccionador nacional anuncia convocatória e promete empenho da equipa

A selecção nacional de futebol de praia está de malas aviadas para Rússia, onde de 19 a 29 de Agosto vai participar do campeonato do mundo da modalidade. O combinado nacional viaja às 8h00 de segunda-feira com destino a Portugal onde vai cumprir um estágio de cerca de duas semanas em Nazaré, antes de rumar a Moscovo.

 

Durante a conferência de imprensa realizada, na manhã deste sábado, na Federação Moçambicana de Futebol, o Seleccionador Nacional, Abineiro Ussaca, anunciou uma pré-convocatória de 18 jogadores, número que deverá ser ajustado para 14 no fim do estágio tendo em conta o regulamento da competição mundial. Da lista de convocados, destacam-se duas novidades, Gabriel Mucavele "Gabito" e Artur Muianga "Zabula".


No seu discurso, Ussaca promete muito empenho e dedicação do grupo e assinala que em Portugal, pretende aprimorar os aspectos técnico-tácticos e ajustar fisicamente a equipa.  Ciente de que Moçambique faz a sua primeira aparição nesta competição, Ussaca pontua: "Vamos fazer o nosso trabalho com humildade e respeito por todos os adversários. Tenho vindo a pesquisar a actuação dos nossos adversários e, na medida do possível, vamos explorar os seus pontos fracos para chegar à vitória".

 

Na sequência do repto lançado pela FMF na conferência sobre a participação de Moçambique neste Mundial, no fim do evento o Secretário-Geral da FMF, Hilário Madeira, procedeu à entrega oficial a Comissão de Futebol de Praia, na pessoa do presidente Aurélio Matias, de um apoio em 3600 litros de combustível, uma oferta da Petromoc para 20 atletas e 4 dirigentes dinamizarem as actividades do colectivo.


 


Por outro lado, foram entregues à selecção nacional, kits de “boa sorte” oferecidos à selecção nacional pela Cervejas de Moçamique (CDM). Os mesmos são compostos por sacolas de ginásio, boné personalizado com nome de cada elemento da delegação, toalha de praia, mini speaker, power bank e chaveiro.



 

O Presidente da Comissão de Futebol de Praia expressou, em nome do grupo, gratidão pela oferta e apelou à necessidade de um maior envolvimento do sector privado no apoio ao desenvolvimento do futebol de praia bem como em projectos de índole social através da modalidade.

 

Eis a lista de convocados:

 

Guarda-redes: Anivaldo Mavie, Pedro Barca e Manuel Tivane

Defesas: Ramossete Cumbe, Gerson Chivale, Hermínio Marcelino, Ângelo Tomás, Gabriel Mucavele, Artur Muianga, Bachir Mussá.

Médios: António Pedro, Júlio Manjate, Eusébio Tomás, Nelson Manuel e Yuran Malate

Pivôs: Rachide Smith, Fadil Ainadine, Hélder Mahumane.




Logística acautelada

Previstos jogos particulares com Portugal, Japão e EUA

 

Na ocasião, o Secretário-Geral da FMF, Hilário Madeira fez saber que há todo um esforço do órgão reitor do futebol nacional em criar boas condições para este grupo de trabalho.

 

Neste contexto, estão previstos alguns jogos de caráter particular, nomeadamente com Portugal e provavelmente algumas equipas portuguesas durante o estágio em Nazaré.

 

Uma semana antes do Mundial, a comitiva Moçambicana parte de Portugal para Rússia onde vai cumprir a última fase de preparação que inclui dois jogos amigáveis com EUA e com Japão.

 



Capitão Anivaldo Mavie

Estamos muito motivados

 

O sentimento de garra e determinação foi transmitido, na ocasião, pelo respectivo "capitão" da equipa, Anivaldo Mavie. Mavie descreve o ambiente do balneário de animador e acima de tudo de muita responsabilidade.

 

"Somos ainda pequenos, mas vamos encarar a prova, jogo a jogo e, se nos deixarem fazer o nosso trabalho iremos sempre em frente."

 

Anivaldo Mavie disse que os jogadores gostam do que fazem - jogar futebol de praia, mas agora sentem que representam os mais de trinta milhões de Moçambicanos sendo, portanto, o foco lutar para dar alegria a estes compatriotas.

 

FMF