FUNDO SOLIDÁRIO DA FIFA NO ÂMBITO DA COVID-19

Cada clube do Moçambola receberá 1.200.000 meticais

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) anunciou publicamente esta quinta-feira, 20 de Agosto, na sua sede social os valores e os critérios de distribuição do Fundo Solidário da FIFA, de um milhão de dólares norte-americanos.

O acto foi dirigido pelo presidente da direcção, Feizal Sidat, acompanhado pelo vice-presidente para área de Administração e Financeiras, Jorge Bambo a quem coube fazer uma apresentação detalhada, e ainda o vogal da mesma área, Arão Filipe e o secretário-geral interino, Hilário Madeira.

Feizal Sidat chamou atenção que os benefícios deverão apresentar relatórios detalhados do uso do dinheiro e que a aplicação do mesmo será auditada pela FIFA.

Tal como havia adiantado, semana passada durante a visita à província de Inhambane, o timoneiro da FMF referiu que os beneficiários são os clubes, associações provinciais de futebol, a própria FMF e outras entidades de futebol devidamente legalizadas.

Com efeito, cada um dos 14 clubes do Moçambola vai receber 1.200.000 meticais gastando um total de 16.800.000 meticais. Os mesmos clubes terão, cada, um apoio em material sanitário avaliado em 70.620 meticais.

Os clubes da Segunda Divisão inscritos para os Campeonatos Provinciais de seniores receberão cada um o valor de 55 mil meticais.

Relativamente às agremiações que movimentam apenas escalões de formação, futsal e futebol de praia, a FMF deverá oferecer material desportivo a cada uma, no valor de 22.000 meticais, 

Cada uma das onze Associações Provinciais de Futebol vai beneficiar de 250 mil meticais e apoio em material sanitário avaliado 20.090 meticais.

A FMF vai ficar com 38.500.000 meticais, pouco mais da metade do Fundo Solidário da FIFA, valor do qual, 34 milhões serão utilizados para o pagamento de dívidas desta instituição, deixadas pelo elenco anterior. E o remanescente (4.500.000 meticais) será canalizado para garantir a participação das selecções nacionais de formação em diversas provas internacionais.

FMF