FMF e Liga Portugal assinam MOU com vista a melhoria do futebol profissional em Moçambique
O Presidente da FMF, Feizal Sidat e o presidente da LIGA PORTUGAL, Pedro Proença, assinaram um memorando de entendimento que envolve a FMF e a LIGA PORTUGAL respectivamente.
O acordo tem como objectivo aproximar a LIGA PORTUGAL, reconhecida como uma das melhores ligas do mundo, com a LIGA MOÇAMBICANA DE FUTEBOL, com vista a garantir a sustentabilidade da indústria profissional do Futebol em Moçambique, nomeadamente consultoria sobre o modelo competitivo adequado, a valorização do espectáculo desportivo, a sustentabilidade financeira e a organização
do Moçambola dentro dos parâmetros de excelência.
A FMF é a entidade responsável pelo desenvolvimento e melhoria constante do futebol a nível nacional em Moçambique, promovendo-o, controlando-o e regulamentando-o em todo o território da República de Moçambique. Nos termos da lei e dos estatutos da
FMF, mediante um acordo, é cedida à Liga Moçambicana de Futebol, designada LMF, os direitos de organização da competição de natureza profissional, tendo por objeto estatutário assegurar a gestão, organização e regulamentação da atividade do futebol profissional em Moçambique.
A FMF irá dar todo apoio e suporte institucional para parceria sólida e efectiva entre a LIGA PORTUGAL e a entidade gestora do campeonato profissional de Futebol em Moçambique, a LIGA MOÇAMBICANA DE FUTEBOL.
A LIGA PORTUGAL irá partilhar com a FMF/LMF a sua experiência na organização e exploração comercial de competições profissionais no quadro de uma Liga profissionalizada e consolidada, nomeadamente através de:
a) atribuição de estágios a alunos ou profissionais moçambicanos da área do futebol, em especial na organização, gestão e formação de dirigentes;
b) análise do potencial de organização de cursos intensivos em Moçambique para dirigentes dos clubes Moçambicanos nas áreas de direção, governança, imprensa, marketing, entre outras;
c) análise do potencial de criação um fórum executivo para aproximação e troca de parcerias entre clubes Portugueses e Moçambicanos respetivamente;
d) consultoria nas suas (e dos seus parceiros) diversas áreas de especialidade, designadamente: competições, jurídica, financeira, marketing e dirigismo;
e) colaboração na definição de objetivos estratégicos e organizacionais, na elaboração de estratégia transversal de marketing para as competições de Futebol Profissional em Moçambique, e
f) Suporte na organização do Modelo Moçambicano para o futebol, incluindo o desenvolvimento de uma estratégia na área dos Projetos de Marketing e Televisivo para as competições de Futebol Profissional em Moçambique, para que o mesmo possa ser valorizado e comercializado a nível nacional e internacional.