Moçambique vence Malawi e termina em terceiro lugar

A selecção nacional de futebol, os Mambas, venceu hoje o Malawi por 1-0 e terminou em terceiro lugar do Grupo “D” de qualificação ao Mundial Qatar 2022, com quatro pontos, mais um que o Malawi, último classificado.

 

O tento que conferiu a vitória dos moçambicanos foi autogolo de Limbikani Mzava aos 52 minutos quando tentava fazer um atraso ao seu guarda-redes.

 

Não obstante a diferença no marcador ter sido através de um lance infeliz de um defesa malawiano, a verdade é que antes Moçambique sempre se apresentou inconformado com empate.

 

Aliás, fica na acta do jogo uma segunda parte com atitude e qualidade técnica, sobretudo na zona intermediária onde o capitão Dominguez fez questão de dissipar dúvidas sobre o que (ainda) é capaz de oferecer, jogando e fazendo jogar a equipa.

 

Vitória justa de Moçambique que igualmente pode ser o início de uma nova etapa.

 

Estamos a iniciar uma nova etapa

Reinildo Mandava

Valeu o espírito do grupo, a entrega e a atitude. Já precisávamos de uma vitória para dar um suspiro e é assim que vamos construindo novas coisas. Estamos a começar uma nova etapa, com novo treinador, novo modelo de jogo e como todo mundo sabe não estamos sempre juntos é uma tarefa muito difícil, mas não impossível e pouco a pouco vamos chegar lá com atitude tal como se viu hoje em que conseguimos arrancar os três pontos.

 

Zainadine Júnior

Precisávamos de terminar a campanha em grande com uma vitória para dar outra ânimo ao grupo de trabalho. Agora é só continuar a trabalhar, porque temos uma campanha a iniciar em Maio que é da qualificação para o CAN e, este grupo de trabalho tem dado o melhor de si. É uma viragem da página por aquilo que se viu hoje em campo. Agora é só continuar a trabalhar e ter em mente que cada jogo é uma final. O povo moçambicano merecia esta vitória e doravante vamos trabalhar para dar mais alegria aos moçambicanos porque eles merecem.

 

 

 

Luís Miquissone

Estou feliz pela vitória, o povo moçambicano precisava disso, como disse na minha primeira entrevista tínhamos tudo para ganhar este jogo e assim conseguimos. Daqui para frente temos que manter esta coesão, esta atitude de entre-ajuda para seguirmos em frente. O grupo é novo e está coeso. Tivemos muitos desfalques no início da campanha, mas agora temos que seguir em frente.


Vitória para todo o povo moçambicano

Sidique Mussagy

Foi um jogo difícil, mas no fim fomos felizes.  Não há nada a dizer senão dedicar esta vitória a todo o povo moçambicano e temos que dar continuidade a este ciclo de vitórias. Temos tranquilidade, nova equipa técnica e vamos dar muito mais.

 

Vitória que nos dá confiança

Manuel Kambala

Foi um bom jogo e hoje fizemos o que antes tentamos fazer contra a Costa do Marfim e não saiu bem. Hoje tudo correu bem. Mostramos que já queríamos mudar o curso dos resultados. É uma vitória muito importante, não só para nós, mas para todo o povo moçambicano porque de certa maneira cria confiança em todos nós.

 

Ficha Técnica

Estádio Lamité Generále Mathieu Kériekou, Benin

 

Comissário (Eswatini): Gilbert Dlhamini

 

Arbitragem (Somália): Hassan Hagi, assistido por Hamza Abdi e  Omar Artan. Quarto árbitro: Deidre Dialand.

 

MOÇAMBIQUE: Ernani, Sidique, Zainadine Jr., Edmilson, Reinildo, Kambala (Geraldo, 66 min), Shaquile (Geny Catamo, 75 min) Witi (Miquissone, 61 min) Dominguez, Clésio (Telinho, 61 min), e Reginaldo (Dayo, 75 min).

 

MALAWI: Ernest, Stanley, Petro, Mzava, Chirwa, Mkwate (Mbulu, 59 min), Madinga (Chester, 59 min), Chimodzi, Peter Banda, Khuda Muyaba e Diana.

 

Disciplina: cartão amarelo para Reginaldo, Shaquile e Khuda.

 

FMF