Suado triunfo de praia que faz sonhar

A selecção nacional de futebol de praia de Moçambique venceu hoje a sua congénere do Malawi por 4-2, com os parciais de (1-1), (1-1) e (2-0) no jogo inaugural do CAN de Futebol de Praia que decorre na arena de Vilankulo, província de Inhambane.

 

O primeiro período foi de muita intensidade pelos moçambicanos, mas com muitas falhas à baliza conduzindo o grupo a mostrar nervos à "flor da pele".

 

A estrelinha da sorte estava apagada e o Malawi aproveitou o momento para elevar seus índices de confiança nesta sua estreia na competição.

 

Sem muita circulação de bola, como é característico de Moçambique, a equipa ia fazendo remates à meia distância, mas o golo não aparecia ou por falta de enquadramento das bolas ou porque o guarda-redes em dia assim as evitava.

 

E porque quem não marca arrisca sofrer, o Malawi adiantou-se por Simba, mas não demorou muito que Nelson, o melhor de África, restabelecesse a igualdade com um remate a pontapé chileno "bicicleta".



 

No segundo período, Moçambique "perdeu algum tempo" e Malawi voltou a adiantar-se para 2-1 por Saddi. Seguiu-se um equilíbrio nos pratos da balança em termos técnicos até que Arroz repôs o empate para 2-2 e a plateia voltou a acreditar e a vibrar. Mas, também é verdade que o Malawi estava ousado e confiante e um novo empate encerrou este período.

 

No último período, era "pegar ou lagar" de parte a parte e Gerson, o Big Roo, fez aos dois minutos a "cambalhota" para 3-2 que devia-se agarrar com "unhas e dentes" e a equipa percebeu que era preciso dar um pouco mais de si e foi ali que Nelson fez o 4-2 e a nação respirou de alívio suspirando vitória e esperança.

 

Ficha do jogo

 

Arena de Vilankulo

 

Comissário: Ali Mohamed (Djibuti)

 

Árbitros: Hamdi Bchir (Tunísia), Aly Deme (Senegal), Hany Farouk (Egipto), Ahmed Mohamed (Egipto, cronometrista)

 

MOÇAMBIQUE - Horácio; Dinho, Neto, Nelson e Gabi. Suplentes: Bachir, Gerson, Arroz, Ramossete, Monstro e Figo.

Malawi: Bonongwe; Kajamu, Biliati, Saddi e Simba.

 

Suplentes: Frazer, Lasten, Mphande, Jami, Ndovie, Nkulumba e Mwenelupembe.

 

FMF