CAN Sub-20 Egipto 2023: Moçambique quer brilho na estreia

O nosso país vai parar este domingo (19/2), para acompanhar os Mambinhas disputarem o jogo da abertura da 23ª edição do Campeonato Africano das Nações da categoria Sub-20 a ter lugar no Egipto de 19 de Fevereiro a 11 de Março, nas cidades de Cairo, Alexandria e Ismailia.

 

A partida inaugural será disputada diante do anfitrião Egipto no icónico Estádio Internacional do Cairo, às 16h00, no cumprimento da primeira jornada do grupo “A”. Para o mesmo grupo jogarão, pelas 19h00, o Senegal e a Nigéria.

 

No âmbito dos preparativos, o combinado nacional realizou na manhã deste sábado o seu último treino no campo Guard Arena, no hotel onde está acomodado. No fim da sessão de trabalhos, jogadores e equipe técnica mostravam-se bastante confiantes no desempenho da selecção no jogo de amanhã.

 

No programa do dia, seguiu às 11h30 a conferência de imprensa de antevisão do jogo e a tónica do treinador e do capitão harmonizavam com o espírito do grupo.

 

 

 

Afirma Dário Monteiro

GRUPO UNIDO E FOCADO NO TRABALHO

Falando na conferência de imprensa de antevisão, o treinador dos Mambinhas, Dário Monteiro e o capitão Keyns Abdala, reiteraram, após quase duas semanas de estágio no Cairo, antecedidas por uma forte carga de trabalho em Maputo, que o grupo está preparado, unido e focado no seu trabalho.

 

Na sua intervenção, Dário Monteiro começou por agradeceu os anfitriões pela recepção da equipa no Cairo antes de referir que o objectivo da participação de Moçambique é elevar o nível do jogador nacional. Monteiro reconheceu que os adversários de grupo são fortes, mas também deixou claro que na competição não existem equipas fracas, pois todos chegaram por merecer. Anotou ainda que a segunda presença consecutiva de Moçambique na competição não foi obra do acaso, pois a equipa deixou para trás selecções de gabarito como Angola e África do Sul.

 

Questionado a falar concretamente do jogo com Egipto, o seleccionador dos Mambinhas disse que conhece a forma intensa como os cidadãos egípcios vivem o futebol, mas que, entretanto os Mambinhas estão focados em realizar o jogo da forma como os preparou não olhando para o desempenho do adversário. Por isso, no momento as atenções estão viradas para o jogo com o Egipto.

 



Por seu turno, o capitão dos Mambinhas, Keyns Abdala, mostrou-se satisfeito por participar na competição e afirmou que a equipa está consciente da dimensão da prova. Keyns reconhece que todos os adversários são fortes, mas garante que a equipa vai fazer a sua parte.

 

 

 

MAMBINHAS VISITAM LOCAL DO JOGO

Pelas 14h00 deste sábado, os Mambinhas realizaram uma visita de reconhecimento do piso do Estádio Internacional do Cairo, local que vai acolher amanhã as 16h00 a partida da abertura da 23ª edição do CAN Sub-20 Egipto 2022.

 

A histórica infraestrutura foi edificada em 1960 e tem capacidade para 75.000 espectadores. É a casa da selecção egípcia e é também usada pelos dois clubes gigantes egípcios, nomeadamente o Al Ahly e Zamalek. 

 

Para o espectáculo de abertura, prevê-se uma cerimónia à grandeza do evento, com som, luz e cor. Dão sinais disso os últimos ajustes organizacionais e os ensaios que decorrerm naquela histórica infraestrutura desportiva.

 

Tal como é apanágio, espera-se a presença de diversas figuras do futebol continental com destaque para a estrutura executiva da Confederação Africana de Futebol, presidentes das federações de futebol participantes e olheiros europeus.

 

 MOÇAMBIQUE NO GRUPO DE COLOSSOS AFRICANOS

De lembrar que Moçambique está integrado no Grupo “A” que joga no Cairo com Egipto (1/029), Senegal (22/02) e Nigéria (25/02), este último jogo em Alexandria.

 

No Grupo “B” que joga em Ismailia, estão integrados o Uganda, República Centro Africana e Congo.

 

Já no grupo Grupo “C” com a sede de competições na Alexandria estão a Gâmbia, Tunísia, Benin e Zâmbia.

 

Os quatros semifinalistas da prova terão direito de representar o continente africano no Campeonato do Mundo a decorrer ainda neste ano na Indonésia de 20 de Maio a 11 de Junho.

 

FMF