CAN SUB-20 2023: Regresso precoce, mas de cabeça erguida!
Na sua segunda participação consecutiva, no CAN do escalão, os Mambinhas Sub-20 terminaram o seu percurso, na fase de grupos, ao sofrer este sábado, a segunda derrota (0-2) com a Nigéria no último jogo do Grupo “A” disputado no Estádio do Canal de Suez em Ismailia. Porém, voltam para casa com um precioso ponto.
Com este resultado, o combinado nacional regressa nesta segunda-feira à casa, com um ponto na bagagem fruto do empate (0-0) com Egipto, no jogo da abertura da prova.
No segundo jogo, os Mambinhas perderam por 0-3 com o Senegal que qualificou-se sem derrota com nove pontos, seguido pela Nigéria com seis pontos. Moçambique e Egipto terminaram com um ponto cada conquistado no jogo entre si.
No embate contra Nigéria, e por casualidade ou coincidência, cada um levou ao campo uma equipa mexida comparativamente aos seus dois primeiros jogos.
A Nigéria foi a equipa que entrou a pressionar à largura do campo, mas os Mambinhas, pelo menos, no primeiro quarto de hora, souberam se impor.
Individualmente, o central Ezequiel Machava travou uma grande batalha para recuperar as bolas, no meio-campo e em seguida iniciar jogadas ofensivas. Entanto, os Mambinhas (ainda) denotavam fraca ligação, no último terço, onde Dénio Munhave e Ângelo Cantolo tinham que "dar mais litro".
Aos 25 minutos, numa jogada rápida pela direita há um cruzamento a meia altura que Aylton falha o alívio de cabeça e sobra para Ayuba que chuta a "queima roupa", mas Kimiss Zavala com uma defesa milagrosa evita o pior.
Aos 33 minutos a Nigéria chega ao golo por Samson através de um forte remate de fora da área, entratanto, mesmo em desvantagem, os Mambinhas não baixaram os braços, mas raras vezes saiam ao ataque. A Nigéria baixou ligeiramente o seu pressing optando pelo passe longo para a unidade melhor desmarcada e contra-atacar.
Foi assim que aos 41 minutos Muhammad surgiu livre de marcação e fez o 2-0, resultado com que terminaria a etapa inicial.
Na segunda parte os Mambinhas voltaram com três alterações, José Zavala, Edson Mucuana e Ximini Chalinda (estreia) entraram para tentar criar novos espaços com olhos na baliza contrária. E o sinal moçambicano surgiu por Edson que subiu pela direita, fez uma diagonal para o interior de onde rematou, mas fraco por conta do desequilíbrio.
A Nigéria também operou as suas substituições para refrescar o grupo e manter a vantagem.
Gradualmente, as duas partes mostravam-se conformadas com o rumo dos acontecimentos e em algum momento, o jogo perdeu a velocidade e o resultado prevaleceu até ao apito final.
No outro jogo do mesmo grupo, o Egipto perdeu pesado com Senegal (4-0) e tal como Moçambique saiu com cinco golos sofridos, nenhum marcado e um ponto.
Ficha de Jogo
Suez Canal Stadium
Assistência: Cerca de 2000 pessoas
Comissário: Justin Mumba (Zambia).
Arbitragem: Yannick Malala (Congo); Danek Motsassi (Congo) e Pascal Ndimunzigo (Burundi). Quarto árbitro: Jalal Jayed (Mar).
Disciplina: cartão amarelo para Calilo (58') e Daniel (84')
MOÇAMBIQUE: Kimiss; Pene (Altino, 60'), António Langa, Aylton e Ivan; Ezequiel, Leonel (Ximini, 46'), António Sumbane (Edson, 46') e Calilo (Djwa, 74'); Dénio (José Zavala, 46') e Ângelo.
Treinador: Dário Monteiro
NIGÉRIA: Chijioke; Augustine, Salomon, Daniel, Benjamin; Muhammad (Emanuel, 65'), Onuche (Adms, 50'), Samon (Abel, 90+3'); Sarki (Jude, 50') Ibrahim e Ayuba (Ahmed, 65').
Treinador: Ladan Bosso Isah
Golos: 0-1, Samson (33'), 2-0, Muha mmad (42').
Quadro de resultados – Grupo “A”
Primeira jornada
Egipto, 0 - Moçambique, 0
Senegal, 1 - Nigéria, 0
Segunda jornada
Moçambique, 0 - Senegal, 3
Egipto, 0 - Nigéria, 1
Terceira jornada
Egipto, 0 - Senegal, 4 (Cairo)
Moçambique, 0 - Nigéria, 3 (Suez)
Classificação: Senegal (6), Nigéria (3), Egipto (1), Moçambique (1)
FMF