Maxixe parou para testemunhar inauguração do Campo Municipal

A cidade da Maxixe, na província de Inhambane, viveu este sábado (11/3) um movimento desusado por força do futebol com a reinauguração do Campo Municipal Valdemar de Oliveira Fernandes – Campo Municipal da Maxixe, uma obra realizada com o apoio do programa FIFA Forward.

 

O acto foi testemunhado por várias individualidades, com destaque para o Governador da Província de Inhambane, Daniel Chapo, Secretário de Estado da Província de Inhambane, Amosse Macamo, Presidente do Conselho Autárquico da Maxixe, Fernando Bambo, Presidente da Federação Moçambiana de Futebol e Presidentes das Associações Provinciais de Futebol.

 

Algumas associações provinciais de futebol também estiveram presentes, nomeadamente da Cidade de Maputo, Zambézia, Tete, Sofala, Gaza, Maputo província para além obviamente da anfitriã, Inhambane para além dos dirigentes da edilidade da Maxixe e simpatizantes do futebol.

 

O campo de piso sintético tem capacidade para acomodar 2500 (dois mil e quinhentos) espectadores e beneficiou de várias obras que incluíram a construção de um bloco administrativo, balneários para atletas e árbitros, sanitários públicos, bancadas, tribuna VIP, bilheteiras, portões de acesso, posto de transformação, murro de vedação e arranjos exteriores que incluem pavê, área de estacionamentos e jardins.

 

Para marcar o início oficial da cerimônia, o Governador de Inhambane e o Presidente da FMF descerraram a lápide de inauguração, antes da visita a algumas áreas da infraestrutura. As duas figuras foram unânimes em apontar o grande desafio e responsabilidade na manutenção e gestão do empreendimento desportivo.

 

Para além dos discursos de ocasião, a cultura foi chamada para abrilhantar ainda mais a festa com números de dança tradicional local, a saber, "Xingomana" e "Matsaquissa Povo."

 

 

 

Próximos campos no Chimoio e Xai-Xai

No seguimento deste acto, a FMF arregaça as mangas para nos próximos meses proceder com a inauguração de mais dois campos, o Municipal de Chimoio na província de Manica e o Marien Ngouabi na cidade de Xai-Xai, em Gaza. O foco é garantir infraestruturas condignas para a prática do futebol em cada província e, consequentemente, contribuir para a melhoria da qualidade do futebol nacional.

 

Sem indicar datas, o dirigente do órgão reitor do futebol nacional reiterou que as acções feitas, quer na Maxixe, quer no Chimoio e Xai-Xai constam no programa de realizações do seu executivo e o objectivo é criar condições para reproduzir talentos de qualidade que futuramente servirão as selecções nacionais.

 

“Quero apelar a outras forças vivas, nomeadamente associações, empresas e demais interessados a colaborarem com todas as suas energias com o Conselho Autárquico da Maxixe e com a Associação Provincial de Futebol de modo que os grandes beneficiários deste recinto desportivo sejam os futuros Mambas, os futuros gestores desportivos, os futuros árbitros, ou seja, futuros homens úteis à sociedade”referiu Sidat.

 

Refira-se que num dia em que se realizou o lançamento do projecto FIFA Football for Schools e a Supertaça Mário Esteves Coluna as bancadas do Campo Municipal da Maxixe estiveram completamente preenchidas num clima de luz, alegria e muita cor.

 

FMF