FMF: Balanço satisfatório para o primeiro trimestre

As actividades da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) correm a bom ritmo, segundo o balanço trimestral apresentado na manhã desta terça-feira pelo presidente do órgão reitor do futebol nacional, Feizal Sidat.

 

Naquele que foi o seu primeiro informe do ano, Sidat fez a radiografia da Casa do Futebol destacando as principais realizações de Janeiro a Março do ano em curso, incluindo a primeira quinzena de Abril.

 

Durante a sua locução, anunciou a contratação via concurso público, e por recomendação da FIFA, de um quadro permanente para gerir o Gabinete de Arbitragem da FMF. Trata-se de Eduardo Mahumane, ex-árbitro de futsal com reconhecida experiência e credenciais para a área gere.

 

Por outro lado, anotou o pagamento integral do prémio de jogo aos Mambas no âmbito da participação no CHAN Argélia 2022, bem como a amortização das dívidas com credores no âmbito dos projectos correntes.

 

No componente da formação, a FMF mostrou-se bastante eficaz ao realizar, através do respectivo Departamento Técnico, a Actualização de Licenças de Treinadores CAF “A”, a Formação FIFA para Árbitros de Elite e a Reciclagem de Árbitros para o Moçambola 2023.

 

Já no capítulo de projectos e infraestruturas, a reinauguração do Campo Municipal Valdemar de Oliveira da Maxixe, com financiamento do programa FIFA Forward, mereceu destaque numa ocasião em que foi igualmente anunciada para breve a inauguração, nos mesmos moldes, dos campos Marien Ngouabi (Xai-Xai, Gaza) e Municipal de Chimoio (Manica).

 

Respondendo aos jornalistas sobre a criação de uma nova Comissão de Inquérito ao nível institucional, o presidente esclareceu haver necessidade de compreender as nuances dos acontecimentos de modo a evitar que situações similares às verificadas no CHAN da Argélia possam surgir.  Esclareceu ainda que outra comissão foi criada para estudar os contornos da presença do ex-assistente do seleccionador dos Mambas no espaço da selecção nacional durante o jogo de qualificação ao CAN 2023, entre Moçambique e Senegal, numa altura em que se encontrava suspenso.

 

Campos condignos para Dondo e Pemba

 

Enquanto isso, em Dondo, província de Sofala, arrancaram as obras de reabilitação do campo municipal igualmente com o apoio de fundos da FIFA e em Pemba, o Estádio Municipal daquela Cidade, "casa" do Baía de Pemba, poderá voltar a acolher jogos do Campeonato Nacional da I Divisão - Moçambola a partir da quarta jornada, ambas as acções com suporte da FMF.

 

FMF