Curso do Nível-B da CAF : Vinte e cinco treinadores enriquecem suas capacidades

A Federação Moçambicana de Futebol e a Associação de Futebol da Cidade de Maputo levam a cabo, desde Segunda-feira (24/04/23)  uma acção formativa focada na melhoria da qualidade do futebol moçambicano.

Trata-se do curso de Treinadores Nível - “B” da CAF, que conta a  participação de 25 técnicos, sendo 24 homens e uma mulher, Sarita Jacob. 

Entre os homens dois vêm do futebol Angolano,  sendo um deles, o antigo internacional dos Mambas Almiro Lobo "Miro".

O curso vai compreender sessões teóricas e práticas a decorrer, nas instalações do Clube de Desportos da Costa do Sol, em Maputo e Victor Matine é o instrutor designado para dirigir os trabalhos, contando com outros profissionais convidados de diversas áreas para acrescentar valor em temas específicos e complementares ao treino desportivo.



A lista de participantes conta com a presença de algumas figuras renomadas no cenário do futebol qual é o caso de Almiro Lobo, ex-internacional dos Mambas, Pedro Mambo, ex-jogador do Costa do Sol e actual treinador Adjunto do Ferroviário de Nacala, Florêncio Tembe, Arsénio Rumbane, Roque Sapiri, ex-treinador do Grupo Desportivo Sagrada Esperança de Angola, entre outros.

A cerimónia de abertura oficial decorreu no Auditório Ferdinand Wilson, na sede social da FMF tendo sido dirigida por José Luís de Sousa, vogal da FMF para Alta-Competição, na presença de outros quadros desta instituição, nomeadamente, Arnaldo Salvado, Director Técnico e Victor Matine e Hilário Madeira, Secretário Geral.



No uso da palavra, José Luís disse que  com a introdução dos cursos CAF A, é esperança da FMF que possa, nos próximos tempos, passar a formar treinadores do nível CAF Pro.

 

A FMF já descentralizou a formação de Treinadores CAF D e C para as Províncias, porque no âmbito do desenvolvimento do capital humano, tem formado igualmente instrutores, disse José Luís.

O Director Técnico, Arnaldo Salvado aconselhou aos participantes a aproveitarem o máximo todas as ferramentas que lhes seram fornecidas para melhorar. Sejam muito persistentes, façam muitas perguntas e aproveitem no maximo os instrutores que tem para aumentar as vossas capacidades.


Segundo o secretário-geral, Hilário Madeira houve manifestação de interesse por parte de técnicos zambianos e sul-africanos mas não foi desta porque, este curso CAF esta projectado para ser feito em língua portuguesa e fora atingido o número de participantes exigidos. 


Não podia perder esta oportunidade 

Roque Sapiri, treinador angolano


É um bom momento estar aqui porque faz tempo que fiz o curso do Nível-C, em Angola e agora tive esta oportunidade que não podia desperdiçar. Sou treinador há quinze anos. curiosamente sou treinador do Clube campeão de Angola.


Vamos aumentar nossas qualidades de treinadores

Arsénio Rumbane


É com grande expectativa que participo em mais uma acção formativa e elevar os conhecimentos. Vou acolher estas ferramentas para contribuir na promoção e desenvolvimento do futebol nacional.

 

Estes cursos impulsionam a qualidade do nosso futebol

Florêncio Tembe


A minha expectativa é que todos aqui saiamos com conhecimentos suficientes para melhorar o futebol, sobretudo o moçambicano.


FMF