CAN 2023: Despedida, mas de cabeça erguida

O Allassane Ouattara Ebimpé Stadium, em Abidjan, foi palco esta segunda-feira de um empolgante confronto entre Moçambique e Gana, no terceiro e último jogo do Grupo “B” do CAN Costa do Marfim 2023. O resultado de 2 a 2 não foi suficiente para garantir a passagem dos "Mambas" para os oitavos-de-final, deixando a equia na última posição do grupo.

 

A partida começou com o Gana a assumir a liderança, graças a dois golos de Ayew, ambos convertidos de grande penalidade, aos 15 e 70 minutos. Moçambique, no entanto, mostrou resiliência, com um reposicionamento do placar no prolongamento da segunda parte. Geny Catamo converteu uma grande penalidade aos 91 minutos, reduzindo para 2-1. Logo em seguida, aos 94 minutos, Reinildo Mandava voou alto para empatar a partida em 2 a 2, após um cruzamento preciso de Shaquille para a área.



 

Apesar do esforço hercúleo da equipa moçambicana, os resultados anteriores no grupo, incluindo um empate com o Egito (2-2) e uma derrota para Cabo Verde (3-0), deixaram Moçambique fora da competição. Cabo Verde encerrou a fase de grupos com 7 pontos, seguido pelo Egito com 3 pontos. Ambas as equipas avançaram para os oitavos-de-final, enquanto Gana e Moçambique se despedem do torneio com 2 pontos cada.

 

Falando à imprensa após o jogo, o treinador Chiquinho Conde expressou a sua tristeza e frustração em relação à arbitragem, destacando o desempenho excepcional de sua equipa. Ele elogiou a prestação de Moçambique na competição, deu os parabéns aos jogadores e os adeptos que apoiaram a selecção desde o início. Chiquinho Conde afirmou que as condições estão criadas para a presença contínua de Moçambique em competições futuras.

 

Com a participação no CAN 2023, Moçambique acumula um total de 15 jogos em fases finais do CAN, com 8 golos marcados e 33 sofridos.

 

Ficha de Jogo:

 

MOÇAMBIQUE:

11 Inicial: Ivane - Nené, Mexer, Reinildo - Alfonso, Guima, Infren, Bruno Langa - Witi, Geny e Lau King.

Suplentes: Ernani, Edmilson, Macandza, Dominguez, Fazito, Malembana, João Bonde, Shaquille, Amadou, Gildo e Ratifo. Clésio está lesionado.

 

Substituições:

-      Sai Witi e entra Gildo (61')

-      Saem Alfonso e Nené, entram Dominguês e Ratifo (73')

 

Treinador: Chiquinho Conde

 

GANA:

 

11 Inicial: Ofori - Salisu, Djiku, Odoi, Mensah - Ashimeru, Samed - J. Ayeh, Paintsil, Kudus

Suplentes: Hughton, Lawrence, Wollacott, Amartey, Fatawu, Seidu, Bukari, Owusu, Inaki W, Baba e Sowah.

 

Substituições:

-      Sai Ashimeru e entra I. Baba (37')

-      Andrew Ayew entra no lugar no Paintsil (46')

-      Seidu e Amartey nos lugares de Odoi e Semenyo (72')

 

Treinador: Christopher Hughton

 

ARBITRAGEM:

-      Árbitro Principal: Mutaz Ibrahim (Líbia)

-      1o Assistente: Djibril Camara (Senegal)

-      2o Assistente: Abbes Zerhouni (Argélia)

-      Quarto Árbitro: Samuel Uwikunda (Ruanda)

-      VAR: Lahlou Benbraham (Argélia)

-      Assistente VAR: Salima Mukaangasara (Ruanda)

 

FMF