COSAFA 2024: Moçambique nas meias-finais
Moçambique 3 – 1 Botswana
A Selecção Nacional de futebol qualificou-se esta terça-feira para as meias-finais da 23ª edição da Taça COSAFA que decorre em Port Elizabeth, na África do Sul, mercê da sua convincente vitória sobre o Botswana por 3-1 e ainda beneficiou da magra vantagem da anfitriã África do Sul sobre a Eswatini por 1-0.
Na acta deste jogo, Momed restabeleceu a igualdade, Dário Melo fez a cambalhota e Edmundo assinou o cheque de qualificação.
Mas, mais do que uma vitória criada por uma exibição de encher o olho, Moçambique viu o seu capitão eleito, pela segunda vez consecutiva, o melhor em campo. Dário jogou e fez jogar e ainda assinou um golaço para ficar na eternidade.
As Ilhas Comores garantiram igualmente a sua passagem para as meias-finais liderando o grupo “B” deixando para trás a Zâmbia e o Quénia. Enquanto isso, a anfitriã África do Sul, Botswana e Eswatini (Grupo “A”) também ficam pelo caminho. Os adversários de Moçambique e Comores nas meias-finais serão conhecidos amanhã, após a conclusão dos jogos do Grupo “C” entre Namíbia e Seychelles e Lesoto e Angola, ambos em simultâneo no Nelson Mandela Bay Stadium e no Isac Wolfson Stadium, respectivamente.
Para este jogo, cujo prognóstico estava em suspense, ficou claro que Victor Matine terá aliado o saber e a experiência, ou seja, fez melhor o trabalho-de-casa. Contra um adversário que joga muito em profundidade, Matine arriscou ou confiou no modelo de três centrais, dois alas, dois médios interiores e dois avançados.
Uma equipa segura, compacta a defender, móvel a atacar. Cedo encostou o Botswana às cordas, mas no último terço a estrelinha da sorte andava longe. Aliás, foi contra a corrente do jogo que as “Zebras” beneficiaram de um livre descaído na esquerda, tendo da sua execução resultado em golo. A bola partiu directo para a baliza, Armando defendeu de forma incompleta sobrando para Kopelang, mais rápido a fazer o 1-0.
Os Mambas assumiram o erro e a consequente desvantagem, mas mantiveram o seu jogo com boa circulação de bola, jogadas combinadas e algumas notas artísticas à mistura. Nas compensações, o trio Dário Melo, Ussene e Júlio trocam os olhos dos adversários e o capitão vai até a linha do fundo executar um centro teleguiado para o segundo poste, onde Momed de cabeça fez o empate e a justiça dos acontecimentos no palco.
Bomba do “capitão” Dário e confirmação do Edmundo
Para a segunda parte, Botswana voltou com menos uma unidade com a expulsão de Ramotse (44’) e Matine usou esse facto para fazer um menu para o asfalto final. Assim, José voltou para o lugar de Nhambire e colocado na esquerda teve a missão de espremer aquele corredor até à exaustão. Fê-lo até onde pôde.
Aos 67 minutos, de muitas jogadas inteligentes entre Dário e Júlio, o “capitão” decidiu arriscar e deu certo. De fora da área disparou um petardo que só parou nas malhas da baliza de James. Um golo que ficará para sempre na retina de quem viu.
Matine ainda queria mais e os rapazes produziam o suficiente para colher.
A cinco minutos do apito final trocou Chamito por Edmundo. Na sua terceira intervenção no jogo surge em espaço e hora certa na área onde recebe um passe de Dário para dar o golpe final e fechar as contas da qualificação. Fica uma exibição que a estes rapazes sempre lhes será exigida, mesmo sabendo que não há jogos iguais. Afinal, os consumidores do futebol querem bons jogos.
Ficha Técnica
Taça COSAFA 2024 – 23ª edição
Fase de Grupos – Jogo 3
Isaac Wolfson Stadium, Porto Elizabeth
Comissário do jogo: Job Mchunu (África do Sul).
Árbitro: Ailton Carmelho (Angola); auxiliado por James Emile Seychelles e Alex Lumponjani (Lesotho). Quarto árbitro Mohamed Athoumani (Comores)
Disciplina: amarelo para Ussama (30’), Ramotse (40’+44’, vermelho), amarelo para Momed (68’), Kologano (43’)
MOÇAMBIQUE: Armando; Dias, Ossama e Ussama; Nhambire (José, 46’) e Valter; Dário, Carrelo e Ussene Chamito (Edmundo, 85’) e Momed (Gianluca, 75’)
Treinador: Victor Matine
BOTSWANA: James; Sakana (Ookame, 46’) Babutsi, Senono (Sekwai, 82’), Ramotse, Kologano, Lesogo, Ramothawa (Romolale, 70’), Bante (Molaodi, 46’), Kopelang e Thibedi.
Treinador: Gomes da Rosa
Golos: 0-1 Kopelang (20’), Momed (45+2’), Dário (66’) e Edmundo (90+4’)
FMF