Comissão Nacional de Arbitros de Futebol

Compete à Comissão Nacional de Futebol (CNAF), de um modo geral, a direcção de todos os assuntos relativos à arbitragem de jogos de futebol que decorram no âmbito das provas realizadas pela Federação Moçambicana de Futebol, Associações, Clubes de diferentes associações, provas e jogos internacionais.

A Comissão Nacional de Árbitros de Futebol, CNAF, é dotada de autonomia técnica e constituída por um presidente, um vice-presidente, um secretário e três vogais, sendo todos de nacionalidade Moçambicana.

A Comissão Nacional de Árbitros de Futebol, CNAF, é integrada por pessoas com qualificações específicas do sector da arbitragem preferencialmente árbitro licenciado, sendo estes, obrigatoriamente, num mínimo de três.

O presidente convoca e preside às reuniões da Comissão Nacional de Árbitros de Futebol.

Comissão de Futebol Feminino

Embora o futebol feminino tenha crescido exponencialmente em todos os níveis nos últimos tempos, a paixão e o potencial do esporte oferecem vastas oportunidades inexploradas. A visão estratégica da FMF para o Futebol Feminino da FMF traça o caminho de como a FMF trabalhará com todas as partes interessadas para tomar medidas concretas para capacitar meninas e mulheres, tornar o futebol um desporto para todos e defender a discriminação de género.

À luz da estratégia da FIFA, a Comissão de Futebol Feminino da FMF tem como objectivos:

  • Aumentar o nível de participação feminina no futebol em todo o país
  • Aumentar o valor comercial gerando de novos fluxos de receita e a optimização dos existentes em torno dos eventos femininos permitindo a expansão dos esforços de desenvolvimento;
  • Criar um ecossistema de futebol feminino mais sofisticado e incentivar papéis de liderança para as mulheres de forma a modernizar a gestão do jogo.

Esses objectivos ambiciosos serão alcançados através da execução dos cinco pilares abaixo:

  1. Desenvolvimento. Crescimento dentro e fora do campo;
  2. Exposição do jogo. Melhoramento das competições femininas;
  3. Comunicação e Comercialização. Exposição e valor ampliados;
  4. Governança e Liderança. Lutar pelo equilíbrio de género;
  5. Educação e Capacitação. Conhecimento.

Comissão de Futebol de Praia

O futebol de praia é uma das modalidades que mais cresce o mundo. Desde a sua introdução em 2005 no portfólio competições, a FIFA se esforçou para aproveitar o seu verdadeiro potencial para impulsionar o seu desenvolvimento.

A FMF pretende investir profundamente nesta área, desenvolvendo e apoiando iniciativas de implementação dos mais diversificados programas. A Comissão de Futebol de Praia foi estabelecida para fornecer liderança e auxílio técnica e organizacional às diferentes iniciativas.

Comissão Médica

A Comisão Médica tratará de todos os aspectos médicos do futebol. O objectivo da Comissão é fornecer serviços médicos de alto nível nas competições da FMF, manter o futebol livre de doping e proteger e melhorar a saúde de todos os jogadores de futebol. A Comissão Médica está comprometida em prevenir lesões nos jogos e promover o futebol como uma actividade saudável.

Comissão de Segurança

Esta Comissão visa garantir a definição e implementação das medidas mínimas de segurança e proteção dos participantes de eventos desde atletas, dirigentes, espectadores, técnicos, pessoal de apoio e meios de comunicação.

A Comissão deve tomar todas as medidas razoáveis ​​necessárias para garantir a segurança nos eventos da FMF.

Comissão de Futsal

O futsal surgiu nos anos 30, no Uruguai, e sob a bandeira da FIFA tem ganho outra expressão no mundo, com cada vez mais países dos 5 continentes a aderirem à modalidade.

Em Moçambique o futsal surgiu no final dos anos 60 ainda com o nome de futebol salão. Desde então, a evolução desta modalidade tem sido notória culminando com a participação do nosso país em quatro competições africanas (CAN) e no campeonato mundial de futsal da Colômbia (2016).

É neste âmbito que a FMF, através da Comissão de Futsal, pretende investir e dinamizar a modalidade.

À luz do Programa de Desenvolvimento do Futsal, concebido pela FIFA, a Comissão de Futsal da FMF pretende implementar atividades focando-se em três Pilares, Massificação, Formação e Competição, com os seguintes objetivos:

  1. Criação de uma visão global da modalidade a nível nacional;
  2. Promoção e crescimento da prática do futsal no país, em termos de número de clubes e atletas nos vários escalões;
  3. Inserção do futsal no currículo escolar e sua promoção no desporto escolar e na comunidade, priorizando a igualdade do género;
  4. Modernização da modalidade, através da capacitação de todos os seus intervenientes, nomeadamente árbitros, treinadores, dirigentes, preparadores físicos, massagistas;
  5. Participação activa de todas as províncias no desenvolvimento da modalidade através de uma maior partilha de ideias, saberes e experiências entre as associações e federações;