DEPARTAMENTO TÉCNICO

O Departamento Técnico desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do futebol no país. Ele precisa estar totalmente integrado na estrutura da Federação e equipado com pessoal qualificado e recursos financeiros adequados.

Ele é liderado pelo Director Técnico o qual é responsável por definir e liderar os programas nacionais de desenvolvimento técnico, preparando assim o futebol do futuro. Ele propõe ao secretário geral, ao presidente e possivelmente à Direcção Executiva uma visão de longo prazo e desenvolve uma estratégia técnica ao longo de vários anos, a fim de melhorar o nível do jogo no país e alcançar metas identificadas dentro e fora do país.

O departamento é responsável ​​pela implementação de todas as actividades relacionadas ao desenvolvimento técnico, bem como ao controlo, monitoria e avaliação.

As actividades diárias deste departamento encontram voltadas para: desporto de massas, formação de treinadores, futebol de elite (masculino e feminino) e pesquisa e documentação.

DEPARTAMENTO DO LICENCIAMENTO DE CLUBES

O departamento de Licenciamento de Clubes, é responsável pela coordenação de todas as actividades relacionadas com a implementação do Sistema de Licenciamento de Clubes ao nível nacional, exceptuando as competências atribuídas aos Órgãos de Decisão.

Procedimentos e funções do Departamento de Licenciamento de Clubes da FMF:

  • Preparar, implementar e desenvolver o sistema de licenciamento dos clubes em Moçambique, de acordo com o sistema da FMF e da CAF;
  • Dirigir, organizar e coordenar toda a actividade do Departamento de Licenciamento de Clubes da FMF reportando ao Secretário Geral da FMF e à Direcção Executiva, nomeadamente ao Vice-Presidente da Alta competição e o Presidente da FMF;
  • Coordenar e assistir a todos os clubes de futebol no processo de tramitação para que fiquem regulares perante o Sistema de Licenciamento de Clubes em Moçambique;
  • Preparar o relatório de processo de Licenciamento com todos os suportes submetidos por cada entidade requerente e enviá-los ao Órgão de Primeira Instância (OPI) e Órgão de Apelo (OA) de acordo com o cronograma de sessões do processo de deliberação;
  • Participar das reuniões do Órgão de Primeira Instância para Licenciamento de Clubes (OPI) e do Órgão de Apelo de Licenciamento de Clubes (OA) para facilitar e fornecer suporte administrativo a esses órgãos, sem direito a voto;
  • Realização de avaliações e vistorias para verificar se os solicitantes de licenças cumpriram com os padrões de qualidade de acordo com os critérios descritos no regulamento de licenciamento de clubes;
  • Servir como ponto de contacto com a CAF em assuntos ligados ao licenciamento de clubes;
  • Toda a documentação de referente ao processo de licenciamento será tramitada através da secretaria geral da FMF, com o carimbo da FMF e assinatura do secretário geral;
  • Os integrantes do departamento terão um contrato de trabalho com a FMF, e se regerão de acordo com as tabelas aprovadas e regulamento geral e de taxas em vigor na FMF;
  • Todo o processo interno financeiro e de operacionalização do departamento serão geridos em consonância com as directrizes gerais da FMF, respeitando procedimentos iguais aos demais departamentos da FMF.

DEPARTAMENTO DE SELECÇÕES NACIONAIS

Compete ao Departamento de Selecções Nacionais facilitar programas de treinamento, preparação para os jogos, competições e outras actividades de todas as equipes nacionais.

Em termos de composição temos:

Equipa Técnica Nacional
Nome Cargo
Chiquinho Conde Selecionador Nacional
Guilherme Vasconcelos Seleccionador Nacional Adjunto
Donat Pondja Preparador Físico
Manuel Valói Treinador de guarda-redes

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

O Departamento de Administração e Finanças, sob a liderança do respectivo Vice-Presidente, tem como competências, dentre outras:

  • Dirigir e velar pelo bom funcionamento dos serviços de natureza administrativa, financeira e de pessoal em serviço na FMF;
  • Preparar os orçamentos e contas anuais da gerência, a apresentar pela Direcção à Assembleia Geral;
  • Assinar conjuntamente com o presidente e o secretário-geral todos os documentos que constituem abertura de contas e despesas;
  • Garantir a arrecadação de receitas para a FMF através da cobrança de todos os valores devidos;
  • Analisar, preparar e propor para aprovação da Direcção Executiva as taxas que vigoram anualmente.

DEPARTAMENTO JURÍDICO E RECURSOS HUMANOS

São competências do Departamento Jurídico e Recursos Humanos:

  • Estabelecer jurisprudência, dar conselhos, tomar postura em caso de litígio ou demanda;
  • Propor à Direcção Executiva qualquer alteração dos estatutos e regulamentos em vigor da FMF que considere úteis;
  • Dirimir diferendos entre funcionários;
  • Zelar pelo bom cumprimento da lei, estatutos e regulamentos internos da FMF;
  • Emitir pareceres jurídicos;
  • Elaboração de contratos de trabalho;
  • Controlo de presenças e assiduidade;
  • Elaboração de procedimentos disciplinares;
  • Supervisão de higiene e segurança no trabalho;
  • Gerir e actualizar os processos individuais dos funcionário;
  • Elaborar planos de férias;
  • Fazer escalas de trabalho;
  • Efectuar o processamento de salários.

DEPARTAMENTO DE ESTUDOS, PROJECTOS, MARKETING E RELAÇÕES PÚBLICAS

A equipe de Marketing da FMF é uma pedra angular da missão de expandir o futebol pelo país e em todo o mundo.

A expertise ​​da equipe agregam valor à experiência dos eventos da FMF para todos os intervenientes do fenómeno futebolístico, desde os patrocinadores que orgulhosamente apoiam o futebol nacional aos fãs e adeptos que seguem apaixonadamente os clubes e a selecção nacional nos estádios e em casa.

Dentre várias áreas de actuação, as operações da equipe de Marketing perpassam as seguintes:

  • Definir e entregar os pacotes de direitos dos patrocinadores, enquanto se esforça para aumentar ainda mais o valor desses direitos para garantir o máximo retorno do investimento;
  • Promover eventos da FMF para estimular o engajamento dos fãs e adeptos e aumentar o valor para a FMF, patrocinadores proporcionando uma experiência única de hospitalidade;
  • Inovar e desenvolver programas de marketing, informados por análises inteligentes de mercado, para aprimorar a experiência dos fãs e adeptos;
  • Gerir a identidade da marca da FMF, dar aos eventos uma aparência inconfundível e garantir que a organização apresente uma imagem consistente e aspiracional;

Por fim, tudo o que a equipe de marketing faz está focado em gerar receitas que permitam à FMF continuar a desenvolver o futebol em todos o país e para todos.