Nome da selecção “Mambas” legitimado e reforçado
Nome “Mambas” legitimado e reforçado
A Federação Moçambicana
de Futebol apresentou, em conferência de imprensa, na manhã desta sexta-feira, na
sua sede social, o resultado da auscultação pública sobre a pertinência da
mudança do nome de guerra da selecção nacional “Mambas”.
Na contextualização da iniciativa,
Hilário Madeira, Secretário-Geral Interino da FMF, referiu que o
lançamento da consulta pública resultou da percepção de que havia limitações na
exploração da marca, devido ao facto de a simbologia não favorecer algumas
acções de merchandising.
Para
Madeira, a
FMF continuará a investir numa gestão inclusiva do futebol nacional buscando
dar a voz a todas as partes interessadas com vista ao desenvolvimento
sustentável do futebol nas suas mais diversas áreas.
Segundo Gervásio de
Jesus, Vice-Presidente da FMF para a área de Estudos, Projectos, Marketing e Relações
Públicas, os
amantes do futebol em Moçambique votaram em 60% a favor da manutenção da
designação Mambas, o
que
legitima e
fortalece a
marca “Mambas”.
Na
mesma ocasião, Jesus agradeceu a todos os participantes na auscultação e sublinhou:
“estamos convictos que os resultados expressam a voz do movimento associativo
do futebol e dos seus stakeholders,
pelo que caminhamos confiantes na adopção de um nome que carrega consigo um
sentido de representatividade e apropiação dos verdadeiros amantes do futebol”.
FMF
FMF lança concurso para a criação da nova
logomarca mambas
Na sequência do anúncio dos resultados da auscultação sobre a mudança do nome "Mambas", a FMF lançou o concurso para a criação de uma nova logormarca para a selecção
nacional “Mambas”.
De acordo com o Vice-Presidente para a área de
Estudos, Projectos, Marketing e Relações Públicas, Gervásio de Jesus, uma
vez confirmada a força da marca "Mambas", o passo seguinte é criar um símbolo que
não alimente o temor que muita gente sente perante a imagem de uma cobra,
conforme se verifica actualmente.
Por conseguinte, e mantendo
a lógica da inclusão no processo de fortalecimento da marca, a FMF lançou
um concurso no qual convida indivíduos e empresas a participarem
no
processo de evolução daquela
marca com a criação de uma nova imagem.
O concurso decorrerá em duas fases, sendo
que na primeira serão qualificadas as três melhores propostas e da segunda
sairá o vencedor absoluto. Ao candidato com a melhor proposta caberá
um prémio monetário de MZN 100.000,00 (Cem Mil Meticais), e o
benefício da
utilização
do produto final nos
materiais de divulgação, meios de comunicação, plataformas digitais, cartazes e
produções em geral da FMF.
Segundo Gervásio de Jesus, os interessados
poderão levantar o regulamento do concurso na FMF, a partir de terça-feira, 8
de Setembro. A divulgação do resultado está prevista para o dia 5 de Outubro em
conferência de imprensa.
FMF