FMF recebe espaço para edificação de Centro Técnico Nacional

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) recebeu oficialmente, da Secretaria de Estado do Desporto (SED), na manhã desta quarta-feira (12/05), um espaço de 10 hectares no perímetro exterior do Estádio Nacional do Zimpeto. O local destina-se à implantação, de raiz, de um Centro Técnico Nacional para lapidar, potencializar e profissionalizar o futebol moçambicano.

 

A assinatura do termo de entrega foi feita pela Directora-Geral do Fundo de Promoção Desportiva (FPD), Amélia Chavane e o pelo Presidente da FMF, Feizal Sidat.

 

Com um total de 15 mil metros quadrados, prevê-se naquele espaço, a edificação de diferentes tipos de infraestruturas desportivas e administrativas, a saber: campos de treino de futebol com dimensões padrão (um de relva natural e outro de relva sintética), campo de futebol de praia, piscinas, pavilhão multiusos, hotéis, lojas e parque de estacionamento para servir ao desporto moçambicano, em particular o futebol.

 



Na ocasião, o presidente da FMF realçou: “Com este projecto, estaremos a dar um passo gigantesco rumo à modernização do nosso património desportivo, ao conceito da profissionalização dos nossos métodos de trabalho, assim como ao enquadramento do nosso futebol no contexto internacional”.

 

Por seu turno, o Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, referiu-se à cedência do espaço como “o primeiro passo para a revitalização do desporto que vai permitir que os resultados apareçam e para a formação de atletas de eleição”. O dirigente sublinhou a sua expectativa de ver outras modalidades e federações a ganhar com mais uma infraestrutura de qualidade e a esperança de bons resultados e alegrias aos moçambicanos a partir daquele empreendimento.

 

Para além de quadros da direcção executiva e funcionários da FMF e da SED, estiveram presentes o Comité Olímpico de Moçambique, associações provinciais de futebol, patrocinadores da FMF e desportistas.

 

FMF