Chiquinho Conde convoca todo o "arsenal" com foco na vitória
O novo seleccionador nacional de futebol, Chiquinho Conde anunciou esta manhã a convocatória de 23 jogadores, dos quais, três guarda-redes, oito defesas, dez médios e dois avançados. Da lista divulgada, em conferência de imprensa realizada na sede social da FMF, em Maputo, e solicitada para o efeito, destaca-se o regresso de Dominguez, Reginaldo Faite, Clésio Baúque, Gildo Vilanaculos, Mexer Sitóe, Edmilson Dove, Sidique Mussagy que se juntam a Reinildo Mandava, Zainadine Júnior, Witness Quembo frequentes nas convocatórias do antigo seleccionador, Horácio Gonçalves.
O "timoneiro" da selecção nacional que havia dito aquando da sua apresentação, na terça-feira, que chamaria os melhores jogadores independentemente da idade, fez saber ainda que o critério da escolha foi feito em função do comportamento, historial e desempenho desportivo na actualidade.
"A minha ideia é simples e penso que os jogadores vão poder assimilar rapidamente. Ademais, todos veem com missão patriótica de representar condignamente o país".
Sobre os adversários a defrontar, Conde referiu que o jogo tem três resultados possíveis e que neste momento o foco é a Costa do Marfim e depois deste jogo é que vai pensar no adversário seguinte.
Benin: palco dos dois jogos
Entretanto, na mesma ocasião, o vice-presidente para as selecções nacionais, Martinho Mucuana "Paíto" explicou que a equipa vai se concentrar no próximo dia 7 de Novembro, devendo seguir viagem no dia 10 para chegar no dia seguinte a Benin.
O jogo com a Costa do Marfim está marcado para o dia 13 às 20h00 de Maputo. O jogo com o Malawi terá lugar três dias depois, também em Benin, pelas 14h00 de Maputo e o regresso da delegação moçambicana está agendado para o dia 18 de Novembro.
A escolha de Benin, segundo Mucuana, deve-se ao facto de evitar mais viagens para os jogadores e sobretudo pela grande colaboração feita pela Federação de Futebol do Benin, na base de um acordo para o efeito.
Eis a pré-convocatória:
Guarda-redes: Ernan Siluane (Fer. Maputo) Victor Guambe (Costa do Sol) e Ivan Urrubal (ABB),
Defesas: Sidique Mussagy (AD Sonho) Fídel de Sousa (ABB) Zainadine Jr (Marítimo) Francisco Simbine "Bonera" (Marítimo), Edson Sitoe "Mexer" (Bordéus), Martinho Thauzene (ABB), Reinildo Mandava (Lille), Edmilson Dove (Cape Town City).
Médios: Manuel Kambala (Boroka FC), Geraldo Matsinhe (AD Fafe), Geny Catamo (Sporting), Shaquille Nagy (Fer. Maputo), Gildo Vilankulo (Amira FC), Witness Quembo (Nacional da Madeira), Clésio Bauque (Marítimo), Elias Pelembe "Dominguez' (Royal AM), Luís Miquissone (Al-Ahly) e Kamo-Kamo Cumbane (V. Setúbal)
Avançados: Reginaldo Faite (FC Akzhayik) e Dayo António (Fer. Beira).
FMF