CHAN 2022: Mambas saem com honra e história

A história já estava escrita e o país  "fervilhava" há uma semana com a qualificação inédita, isto é, a primeira no palmarés do futebol moçambicano, em competições continentais ao nível de Seleções "AA", nomeadamente no CHAN.

 

Hoje, o país parou justamente para acompanhar os Mambas, no jogo dos quartos-de-final diante de Madagáscar, mas quis o destino que o sonho de ir além parasse por aqui, caindo aos pés dos Malgaxes por 3-1.

É como se os Mambas tivessem nos dado a mão e de forma alguma não podíamos exigir o braço.

 

Na verdade, uma vitória era bem-vinda e almejada por todos os moçambicanos. Resta felicitar o grupo de trabalho e toda a estrutura federativa por ter colocado o país no "top 8" do CHAN Argélia 2022.

 

 

 

Jogo menos conseguido

Poderá ter pesado alguma ansiedade nos Mambas, em "tocar o céu" com mais uma qualificação, desta feita para as meias-finais o que contribuiu para uma entrada menos vistosa, com cometimento de erros bem aproveitados por um adversário firme e confiante.

 

Aos 18', uma das melhores unidades de Madagáscar e da prova, Solomapianana Razafine, com assistência de Tantely colocou o seu país em vantagem com um golo de antologia. Um remate colocado sem hipóteses de Victor evitar o pior.

 

Moçambique ainda tentou reagir, mas a estratégia falhava com frequência na ligação sectorial e Victor por três vezes fez igual número de defesas para negar o aumento da vantagem de Madagáscar. A primeira parte terminaria com diferença mínima de 1-0 para a selecção nacional da maior ilha de África.

 

Na segunda parte, o selecionador nacional, Chiquinho Conde mexeu na equipa e quando tudo indicava que Moçambique podia chegar ao tento, surge o segundo golo do adversário por Jean Razafindrakoto (67') com passe de Andriamiradio.

 

O sonho dos Moçambicanos em consolidar a história já escrita começava a se dissipar. Porém, no palco de jogos os jogadores não se rendiam às evidencias, porque a fé ainda era maior em cada interveniente.

 

Volvidos vinte minutos, Marcio Revelamanantsoa (87') com passe Martin dilatou a vantagem para 3-0 e somente no período de compensação que Moçambique reduziu a desvantagem para 3-1 por intermédio do "capitão" Isac Carvalho (90+2').

 

Na acta da segunda participação no CHAN, o país sai com empate (0-0) com Etiópia, vitória (3-2) a Líbia e derrota (0-1) diante da Argélia.

 

FMF