FMF realiza encontro de trabalho com Associações Desportivas

Realizou-se hoje no auditório da FMF, um encontro com diversos "stakeholders" do futebol Moçambicano. Este encontro enquadrou-se no âmbito do trabalho que está em curso com a FIFA, relativo à revisão do modelo de governação e estatutos da FMF, tendo em vista a adopção de um padrão de governança na FMF que seja inclusivo com vários fazedores e agentes do futebol no nosso País.

 

A reunião foi dirigida pelo presidente da FMF, Feizal Sidat, acompanhado do Secretário Geral Interino, Hilário Madeira, e contou a presença de representantes das seguintes associações:

 

- Liga Moçambicana de Futebol;

- Sindicato de Jogadores de Futebol de Moçambique;

- Associação Nacional de Treinadores de Futebol de Moçambique;

- Associação Moçambicana de Imprensa Desportiva;

- Associação Moçambicana de Árbitros de Futebol (Em formação);

 

Feizal Sidat na sua intervenção, disse o seguinte:

"Como sabem, um dos pilares do nosso manifesto eleitoral foi a “INCLUSÃO”, onde prometemos integrar mais agentes no processo de decisão do futebol e alargar a base de votantes nas Assembleias Gerais da FMF.

 

Esta visão, está em linha com aquilo que a FIFA solicitou, e já na última AG da FMF, a FIFA deixou uma orientação clara para que a FMF alterasse o modelo de governação em vigor.

 

Esta iniciativa é para as gerações vindouras, e demonstra que a actual direcção da FMF não tem receio da inclusão, e não pretende monopolizar o poder no futebol."

 

Ainda durante a sua intervenção, o presidente da FMF sublinhou, que como condição para estas terem poderes na AG da FMF, as associações devem obedecer os seguintes requisitos:

- Registo de entidade legal

- Publicação de Estatutos no BR

- Estatutos alinhados com a FMF/CAF/FIFA

- Realização de Assembleias Gerais anuais

- Prestação de Contas anuais

- Eleições dos órgãos sociais de 4 em 4 anos

- entre outros aspectos

 

Por um Futebol Moderno e Inclusivo!