CAN-2023: Empate com o Botswana e saldo positivo no estágio

Os Mambas encerram esta tarde a preparação para o Campeonato Africano das Nações (CAN-2023) com um empate por 1 a 1 contra o Botswana, num amistoso disputado. Este foi o terceiro e último jogo da combinado nacional durante o estágio realizado em Joanesburgo, na África do Sul, antes de partir para a Costa do Marfim, onde disputar a fase final da competição continental que inicia no 13 de Janeiro e termina a 11 de Fevereiro.

 

O confronto começou com o Botswana abrindo o marcador aos 42 minutos da primeira parte, convertendo uma grande penalidade provocada por uma falta cometida pelo guarda-redes Ivane Urrubal. Kabelo foi o responsável pelo gool dos tswanas, que seguraram a vantagem até o intervalo.

 

No segundo tempo, o treinador Chiquinho Conde promoveu alterações significativas na equipa, mudanças que tiveram impacto positivo, pois os Mambas conseguiram se recuperar e impor a partida.

 

A virada aconteceu nos acréscimos do segundo tempo, aos 93 minutos, quando Alfonso Amade marcou o golo de empate, assegurando que a selecção moçambicana encerrasse a sua preparação com um saldo positivo, depois de vencer o Jomo Cosmos por 6-1 e o Lesoto por 2-0. Esta foi a segunda vez que Alfonso balançou as redes durante a preparação para o CAN-2023 revelando-se uma grande promessa para o colectivo.

 

Assim, a selecção moçambicana acumulou duas vitórias e um empate nos amistosos de Joanesburgo, marcou nove golos e sofrendo apenas dois. A equipa deixa Joanesburgo na manhã desta terça-feira, 9 de Janeiro, rumo a Abidjan, na Costa do Marfim, onde disputará a 34ª edição do Campeonato Africano das Nações, de 13 de Janeiro a 11 de Fevereiro. As boas sensações provenientes desta fase de preparação aumentam as expectativas dos adeptos para o desempenho dos Mambas no CAN-2023.

 

FMF