COSAFA discute relatórios e emendas estatutárias

Hoje, dia 10 de Maio de 2024, representantes das Federações de Futebol da África Austral reúnem-se na cidade de Joanesburgo, na África do Sul, para a Assembleia-Geral do Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA). Entre os participantes, destacam-se figuras da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), designadamente Feizal Sidat, Presidente da Direcção Executiva, Arão Filipe, Vogal de Administração e Finanças e Hilário Madeira, Secretário-Geral.



 

A agenda da reunião incluiu a apresentação e aprovação do Relatório de Actividades de 2023, a apresentação e aprovação do relatório financeiro, além da discussão da proposta de orçamento para o ano de 2024. Além disso, foi reservado tempo para debater a proposta de emendas aos estatutos do COSAFA, visando possíveis melhorias e actualizações nas normas que regem a organização.

 

Este debate reflecte o compromisso contínuo dos membros em adaptar e melhorar a estrutura organizacional para enfrentar os desafios do ambiente desportivo em constante evolução de modo a fortalecer a governança e a eficácia operacional do COSAFA, garantindo que a agremiação esteja bem posicionada para promover o desenvolvimento do futebol na região.



 

Por outro lado, a reunião debateu a organização das várias competições do calendário competitivo regional. Neste contexto, Moçambique destacou-se ao demonstrar activamente a sua disponibilidade para sediar competições de futsal e das camadas Sub-17. O país, embasado na sua experiência e vontade de contribuir para o desenvolvimento regional, expressou interesse em assumir esses compromissos. Este gesto reflecte o empenho do país em fortalecer não apenas o futebol nacional, mas também a comunidade desportiva da África Austral.

 

No geral, a Assembleia-Geral da COSAFA é um fórum significativo para os países membros, incluindo Moçambique, discutirem questões vitais relacionadas ao futebol. As deliberações e decisões tomadas durante esta reunião não só influenciarão o futuro, mas também o compromisso colectivo em alcançar a excelência e a sustentabilidade no futebol da África Austral.

 

FMF