Moçambique é bronze da COSAFA Sub-20 em Femininos

Moçambique conquistou, neste domingo, a medalha de bronze na Taça COSAFA 2024 Sub-20 em Femininos, após um empate emocionante de 3-3 com a selecção do Lesoto, em partida realizada no UJ Stadium, em Soweto, Joanesburgo. O torneio, que decorreu de 19 a 24 de Novembro, foi disputado com grande competitividade e emoção, coroando a Zâmbia como campeã invicta e a África do Sul com a prata.

 

Numa partida de grande equilíbrio, as moçambicanas mostraram garra e espírito de luta. O jogo começou com um golo madrugador do Lesoto, com Tholoana abrindo o marcador aos 10 minutos. Porém, Moçambique respondeu de forma rápida e eficaz, com Zaqueu (23’) e Machava (26’) colocando a equipa na frente. Lesoto voltou a empatar antes do intervalo, com Mofana (16’) e Lekole (39’) fazendo 3-3, resultado que se manteve até o fim do jogo.

 



A jogadora moçambicana Amélia Vasco, com actuações decisivas ao longo da partida, foi eleita a melhor em campo, somando mais uma grande exibição num torneio de alto nível. A última palavra no marcador foi de Mazive, que teve papel crucial ao garantir o empate com um golo aos 89 minutos.

 

A selecção nacional teve um percurso desafiador no torneio, onde enfrentou grandes equipas. Na estreia, Moçambique foi derrotado por 4-0 pela anfitriã África do Sul, um resultado que colocou a equipa sob pressão para os jogos seguintes. Contudo, as jogadoras mostraram resiliência e conseguiram uma vitória importante contra o Botswana por 3-2 antes de perderem para a Zâmbia por 1-0, uma das favoritas ao título.

 

No jogo contra o Lesoto, o empate garantiu a medalha de bronze, um resultado que reflecte o esforço colectivo e a evolução da equipa moçambicana ao longo do torneio. O desempenho individual de Joana Mossueie, eleita para o XI inicial do torneio, foi destacado, e a sua inclusão na selecção das melhores jogadoras evidenciou o talento da atleta.

 

A Zâmbia foi, sem dúvida, a grande estrela da competição, mostrando uma combinação de ofensiva letal e defesa impenetrável. Com um saldo impressionante de 19 gols marcados e nenhum sofrido, a selecção zambiana consagrou-se campeã com perfeição, derrotando todas as suas adversárias de forma categórica. Já a África do Sul, liderada pela goleadora Júlia Gonçalves, que marcou três golos no jogo decisivo contra o Lesoto, garantiu a prata com uma campanha de 9 pontos.

 

Além das vitórias colectivas, a COSAFA Sub-20 2024 também premiou destaques individuais:

-Luva de Ouro: Mwila Mufunte (Zâmbia)

-Bota de Ouro: Ruth Muwowo (Zâmbia) e Adrielle Mibe (África do Sul)

-Melhor jogadora: Saliya Mwanza (Zâmbia)

 

FMF