Optimismo e moral alta dominam ambiente da selecção nacional

Ao terceiro dia de preparação, a Selecção Nacional de Futebol de Praia trabalha afincadamente focada em vencer na única eliminatória diante das Ilhas Comores e, por consequente, garantir pela primeira vez a qualificação de Moçambique para o CAN de Futebol de Praia.

 

Muita alegria, motivação e acima de tudo, responsabilidade sãos as características que dominam o ambiente do grupo de trabalho orientado por Abineiro Ussaca, José Machava e Sérgio Munjovo.

 

A seguir o sentimento expresso por alguns jogadores, no fim da segunda sessão de treino, realizado no campo de Voleibol, na Costa do Sol.

 

Sonho com CAN e Mundial

- Júlio Arroz Manjate (25 anos), Médio

 

Estamos a trabalhar com muita responsabilidade e objectivo bem claro que é passar a eliminatória e garantir a qualificação. Nas últimas três edições não conseguimos chegar longe e quero acreditar que desta vez vamos conseguir a nossa primeira qualificação. Estamos unidos e motivados. Mas, pessoalmente, o meu sonho passa igualmente por chegar ao Mundial.

 

Nos treinos, o nosso treinador não esta facilitar. Estamos a trabalhar arduamente, porque o nosso foco é vencermos diante das Ilhas Comores e voltarmos relaxados para confirmar a vantagem e a qualificação em casa.

 

Temos boas expectativas para vencer

- Castro Maibaze Banze (32 anos), Guarda-Redes

 

Sinto que a equipa está com uma enorme expectativa de vencer. A moral está alta e por conta disso o nosso foco é fazer diferença vencendo as Comores na primeira “mão” para gerir a vantagem em Maputo. O nosso objectivo é claramente a qualificação para o CAN. Somos um grupo de trabalho muito coeso, conhecemo-nos todos, porque somos colegas e adversários de ocasião.

 

Sobre o adversário penso que é sempre de respeitar, como qualquer um, mas está à nossa altura. Levamos alguma vantagem, porque primeiro jogamos fora de casa onde vamos conhecer melhor o adversário para fazermos melhor ainda em nossa casa. 

 

 Estamos muito moralizados

- Hermínio Ernesto (33 anos), Defesa

 

Carregamos uma enorme responsabilidade lutar na disputa desta eliminatória e consequente qualificação para o CAN. Queremos vencer as Comores para dar alegria e dignificar aos nossos irmãos, vítimas de acções terroristas, na província de Cabo Delgado e a todos os Moçambicanos que lutam contra a COVID-19. Vamos entrar com tudo. Não nos interessa jogar bem, queremos jogar para ganhar e garantir a primeira qualificação de Moçambique para uma fase final do CAN de Futebol de Praia. A nossa preparação continua célere e nem mesmo a paragem das competições, no país por forca da COVID-19 se faz sentir, porque a força de vontade supera todas as adversidades. Quanto ao nível do adversário, penso que está à nossa altura.

 

FMF