Treinos conjuntos fortalecem selecções femininas

As selecções sénior feminina e Sub-20 de futebol, vêm  realizando, no Campo do Clube de Desportos da Costa do Sol, treinos conjuntos tendo em vista os desafios referentes a primeira eliminatória de acesso ao Campeonato Africano das Nações (CAN) e Campeonato do Mundo da categoria, respectivamente em seniores e Sub-20, cujas fases finais terão lugar em Marrocos e Costa Rica, em 2022.

 

Entretanto, a Confederação Africana de Futebol (CAF) anunciou hoje o adiamento das eliminatórias de    qualificação da Taça das Nações Africanas Feminina, Marrocos 2022, em linha com o adiamento da qualificação para o Mundial masculino. "As razões do adiamento basearam-se nas condições reais de certos estádios em África e nas restrições relacionadas com o COVID-19.

 

A primeira fase terá agora lugar na janela da FIFA de 18 a 26 de Outubro de 2021 e a segunda ronda terá lugar na janela da FIFA de 14 a 23 de Fevereiro de 2022", escreveu o secretário-geral adjunto da CAF, Anthony Baffoe, num ofício enviado a todas as federações associadas.

 

Ainda assim, Victor Matine, técnico das selecções vem intensificando os trabalhos de preparação das equipas. “Já vamos para a quinta semana de trabalhos e as atletas estão a reagir positivamente apesar da baixa condição física que deriva da longa paragem causada pela pandemia da COVID-19”.

 

Tratando-se de uma preparação conjunta as jogadoras serão seleccionadas de acordo com as suas respectivas selecções. Contudo, continuamos focados naquilo que são os nossos objectivos e, felizmente temos recebido um forte apoio por parte da Federação Moçambicana de Futebol (FMF)”, anota Victor Matine.

 

Importa lembrar  que a selecção sénior feminina deveria medir forças com a sua congénere da República da África do Sul, em partida referente a primeira mão entre os dias 7 e 15 de Junho próximo, primeiro em Maputo e, depois, numa cidade ainda por indicar na terra do rande. O vencedor desta eliminatória vai se opor ao vencedor do jogo entre a Argélia e o Sudão.

 

Entretanto, em Sub-20 Moçambique enfrenta Eswatini. O jogo da primeira “mão” será fora de portas,  em datas ainda por se conhecer dada a alteração acima referenciada.

 

FMF