Moçambique empata com Angola (2-2) no jogo inaugural

A selecção nacional de futebol feminino, em seniores, empatou 2-2, hoje com a sua congénere de Angola, no jogo inaugural do Grupo “A“ do Torneio COSAFA que decorre em Port Elizabeth, África do Sul até dia 9 de Outubro.

 

Moçambique fez-se ao palco com muita determinação e fruto disso adiantou-se no marcador aos 22 minutos por intermédio de Albertina Pondja.

Aparentemente desinibido e com um futebol quase directo, o combinado nacional obrigou nalguns momentos a turma adversária a correr atrás da bola.

 

Mas gradualmente, Angola também conseguia impor o seu jogo tendo visto o seu esforço premiado com o golo de empate da autoria da Zeferina Caupe, resultado com que as duas equipas recolheram para o merecido descanso.



 

Na segunda parte, Moçambique voltou a acelerar e Angola conseguiu equilibrar os "pratos da balança". Aos 77 minutos Cidália Cuta fez o 2-1 para Moçambique, na sequência de um canto da Lónica Tsanwane colocando as angolanas outra vez em "alta tensão" atrás do prejuízo.

 

Aos 82 minutos, Yara Lima acabou com a esperança de vitória de Moçambique ao restabelecer o empate, 2-2, sendo que os derradeiros minutos foram de muito sofrimento de parte a parte até ao apito final.

 

Ainda hoje, para o mesmo grupo Grupo “A”, a anfitriã, África do Sul defronta o Malawi. O Grupo “B“ entra amanhã em acção com os jogos Botswana/Sudão do Sul Tanzânia/Zimbabwe. O Grupo “C“ joga depois de amanhã com os jogo: Namíbia/Uganda e Zâmbia/Eswatini.

 

Sub-20 aceleram preparação para "decisão final" com África do Sul

 

Entretanto, na categoria de Sub-20, a selecção nacional que semana passada perdeu por 1-0 com a sua congénere da África do Sul, em partida, realizada no campo da ABB, na Matola, referente a 1ª mão, da segunda eliminatória da fase de qualificação, zona africana, para o Mundial da Costa Rica 2022, retomou esta segunda-feira, no Estádio da Machava, os trabalhos de preparação para o jogo da 2ª mão agendado para 9/10 em Johanesburgo.

 

A seleccionadora nacional, Júlia Fumo prevê muitas dificuldades no próximo jogo e reconhece o valor da equipa adversária, mas tem fé que tudo pode acontecer.

 

A treinadora tem incutido permanentemente às atletas o sentimento de esperança e autoestima. “Se a África do Sul veio cá nos vencer da mesma maneira podemos fazê-lo na casa delas”, reitera a treinadora.

 

FMF