Derrota pesada para as séniores femininas

Tarde negra para o futebol feminino. A selecção nacional de futebol feminino em seniores foi hoje goleada pela sua congénere da África do Sul por 7-0.

 

O jogo teve lugar no campo da ABB, na Matola e era referente à 1ª mão da primeira eliminatória de qualificação para o CAN do escalão que vai decorrer no próximo ano em Marrocos. 

 

Num jogo completamente dominado pela turma visitante, ao intervalo, o combinado nacional já perdia por 3-0. A África do Sul que veio a Maputo na sua máxima força pretendia "resolver" a eliminatória o quanto cedo e, a avaliar pelos números, o objectivo pode ter sido alcançado, pois para inverter a desvantagem só com um milagre. Refiloe Jane (20'), Linda Motlhalo (41') e Gabriela Salgado marcaram para África do Sul, na primeira parte.

 

Na segunda parte, nem as alterações feitas pela treinadora Felizarda Lemos travaram as acções ofensivas das sul-africanas. Antes pelo contrário, parecia uma "provação". Com uma equipa que contava com jogadores que militam em equipas europeias, outras da sua equipa de Sub-20, a África do Sul pressionou por "terra, mar e ar" o que resultou no assalto final à baliza da Eva Costa.

 

Assim, Janine Van (64'), Gabriela Salgado (65'), Ntxolo Cesane (75') e Linda Motlhalo (87'), pela mesma ordem, marcam para a volumosa e justa vitória da África do Sul, num jogo bem dirigido pela árbitra de Angola, Tânia Duarte.

 

Ficha do jogo

Campo da ABB, Matola

Comissária: Selloane Moshane Mphuthing (Lesotho)

Árbitra: Tânia Duarte (Angola). 1ª assistente: Faith Mloyi; 2ª assistente: Claris Sikai Simango e quarta árbitra: Chupo Mercy. Todas do Zimbabwe.

Disciplina: cartão amarelo para Leonilde (30')

 

MOÇAMBIQUE: Eva Costa; Rosa, Suzana (Albertina, 67'), Virgínia e Aurora; Cainara (Leonilde, 20') (Joana, 46'), Lônica, Emília, Inês, Cina (Marlene, 67') e Cidália (Elsa, 46').

Treinadora: Felizarda Lemos

 

ÁFRICA DO SUL: Kaylin; Lebogang, Janine, Bambanani, Sibulele, Refiloe (Oratile, 69'), Linda, Gabriela (Asanda, 69'), Cesane, Robony e Melinda (Tiisetso, 76' ) .

Treinadora: Desiree Ellis

GOLOS: 0-1, Refiloe (22'), 0-2, Linda (41'), 0-3, Gabriela (45'), 0-4, Janine (64'), 5-0, Gabriela (65'), 0-6, Cesane (75'), 0-7, Linda (87').

 

 

Estivemos mal no jogo

Felizarda Lemos, treinadora de Moçambique

No final do jogo a treinadora Felizarda Lemos reconheceu a actuação pálida da equipa moçambicana e disse que doravante vai trabalhar para melhorar no segundo jogo, sem assumir qualquer possibilidade de vencer ou qualificar-se para a fase seguinte. Disse ainda que a missão a frente desta equipa termina com o fim desta campanha.

 

FMF