FMF apoia Estabelecimento Penitenciário Provincial de Maputo

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF), através do seu Projecto de Responsabilidade Social, ofereceu, hoje (8/12), material desportivo ao Estabelecimento Penitenciário Provincial de Maputo (EPPM). A oferta destina-se ao apoio às actividades futebolísticas naquela unidade prisional.

 

Na ocasião, o secretário-geral da FMF, Hilário Madeira, louvou a iniciativa da instituição penitenciária em promover o futebol, destacando a importância do desporto, em particular do futebol, na promoção da união e coesão entre as pessoas e pelo seu potencial para ultrapassar as diferentes barreiras sociais inclusive nos estabelecimentos prisionais.

 

Na visão de Madeira, é importante explorar e capitalizar o futebol nos estabelecimentos prisionais, visto que a lei assim o preconiza e ainda reconhecendo a possível existência de talentos tanto para a prática quanto para o treino e gestão do futebol. Vinca, entretanto, ser primordial a assinatura de um memorando de entendimento que possa regular os domínios de parceira em áreas como formação de agentes desportivos e organização de competições.

 

Na ocasião, Caetano Eugénio da Cruz, Chefe do Departamento de Reabilitação e Reinserção Social do EPPM, manifestou satisfação pelo gesto do projecto de Responsabilidade Social da FMF começando por afirmar: “É do nada e do pouco que se parte para o muito”.

 

Segundo Caetano, já existe no EPPM um movimento desportivo que congrega 10 equipas de igual número de pavilhões, donde despontam grandes talentos em competições realizadas internamente com clubes externos e ainda com colectividades de instituições públicas, intercâmbio comprometido este ano pela pandemia da COVID-19. Vincou ainda a grande necessidade de assistência ao estabelecimento nas diferentes matérias do futebol, ressaltando que as bolas oferecidas irão minimizar as actuais dificuldades em termos de material desportivo e garantir a realização da final do campeonato interno prevista para o próximo sábado (18/12).

 

Por seu turno, o psicólogo da EPPM, Cesário Mondlane, considerou a oferta de um ganho para todos os amantes do futebol ao nível do estabelecimento, em particular para os jovens em cumprimento de medidas penais, pois para além da ocupação salutar da mente, o futebol permite a reinserção social e a resolução de vários problemas de saúde como sedentarismo.

 

Lembre-se que o projecto de Responsabilidade Social é uma iniciativa do Gabinete do Presidente da FMF que tem como objectivo promover acções de carácter social, educacional, de saúde e filantrópicas junto das populações e das comunidades, melhorando a qualidade da vida das mesmas.

 

FMF