FMF promove Seminário de Gestão de Ligas com a UEFA

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) lançou hoje (21/4) um desafio aos clubes do Campeonato Nacional da I Divisão - Moçambola para que esta prova seja futuramente uma das referências em África. A posição foi tomada pelo presidente do órgão reitor do futebol nacional, Feizal Sidat durante a abertura do seminário promovido pela UEFA juntamente com a FMF e LMF aos clubes do Moçambola.

 

O dirigente reiterou que a entidade que dirige tem como foco a mudança do paradigma do nosso futebol profissional para altos patamares e ao ritmo da dinâmica internacional.

 

Lembrou que a esta é segunda vinda da UEFA a Moçambique, no âmbito da parceria entre as duas instituições desportivas, sendo a primeira, ocorrido no ano passado que culminou com um retiro de uma semana, no qual foram abordados vários assuntos relativos a gestão desportiva.

 

Entretanto, o presidente da Liga Moçambicana de Futebol, Ananias Couana usando da palavra disse na ocasião que o workshop vai fortificar os clubes e por conseguinte a principal competição futebolística nacional.

 

Couana apelou aos agentes desportivos envolvidos no encontro, nomeadamente, Presidentes dos clubes, directores desportivos e secretários gerais dos clubes para que de forma aberta e franca interajam e discutam com os emissários da UEFA, nos temas agendados, para posteriormente fazer a simbiose de duas realidades diferentes. ”Estamos agraciados e sentimo-nos honrados por este envolvimento que nos foi proporcionado pela Federação Moçambicana de Futebol.”



 

Eva Pasquier, chefe de relações internacionais da UEFA e líder deste workshop lembrou que esta é a segunda vez que se desloca a Maputo por objectivos do futebol e que todos estão engajados na melhoria desta modalidade. Desta vez o programa é dirigido aos clubes, porque com clubes organizados teremos competições também organizadas, disse ela.

 

Realçou a parceria com a FMF tendo garantido a manutenção da mesma no âmbito dos programas dos apoios que a UEFA dispõe para outros países, no que tange ao desenvolvimento do futebol.

Participam no workshop todos os clubes que vão participar do Campeonato Nacional da I Divisao- Moçambola deste ano.

 

- Felizardo Buamussa, Ferroviário de Lichinga

"Quero acreditar que com este seminário vamos sair municiados para promover o desenvolvimento do nosso futebol. Sinto que os temas da agenda são cruciais para aquilo que precisamos, nomeadamente, formação, gestão de jogadores, de receitas, organização de competições, entre outros. Na verdade há erros que temos vindo a cometer no exercício do nosso trabalho e que a partir de agora serão corrigidos a partir das ferramentas que vamos ter neste encontro de quatro dias e alcançamos aquilo que todos almejamos, o desenvolvimento do nosso futebol."

 

FMF