Mambinhas viajam hoje a Cairo com Moçambique no "coração"

Rapazes de malas aviadas! A selecção nacional de futebol dos Sub-20 segue viagem hoje, segunda-feira, para o Egipto onde vai participar, pela segunda vez, do Campeonato Africano das Nações (CAN) do escalão a decorrer de 19 de Fevereiro a 11 de Março próximo naquele país do norte de África.

 

O combinado nacional que vinha cumprindo um plano de preparação há um mês, terá mais 12 dias em território egípcio, mais concretamente na capital Cairo para um estágio no qual o grupo de trabalho vai se adaptar ao ambiente local, nomeadamente clima, alimentação entre outros factores.

 

O seleccionador nacional, Dário Monteiro faz um balanço positivo do trabalho realizado em solo pátrio e espera incrementar ainda algumas valências aos jogadores antes do arranque da competição.

 

Vale referir que durante a sua preparação para além do trabalho físico, os Mambinhas realizaram cinco jogos de controlo, tendo perdido três com o Costa do Sol (2-3); ABB (0-2) e Matchedje (0-1) e empatado dois com Ferroviário das Mahotas (2-2) e Ferroviário de Maputo (2-2), este último, realizado sábado, no Estádio Nacional do Zimpeto (ENZ).

 

Igualmente, a força de vontade e determinação também foram aspectos dominantes no seio dos jogadores, alguns que vão marcar a sua estreia nesta prova.

 

 

 

Moçambique no grupo “A” com selecções fortes

A selecção de Moçambique está integrada no Grupo-A com o anfitrião, Egipto e ainda o Senegal e a Nigéria. Este grupo estará baseado na capital do país, Cairo, sendo que Moçambique vai fazer o jogo de abertura com Egipto no dia 19, pelas 16h00, no Estádio Internacional do Cairo e no mesmo recinto vão fazer a segunda jornada, no dia 22 diante da congénere do Senegal para três dias depois terminar a fase de grupos com a Nigéria, no Estádio de Suez, a 138 quilómetros do Cairo.

 

O Grupo “B” é construído pela Uganda, República Centro Africana, Sudão do Sul e Congo e estará baseado na cidade de Ismailia e o Grupo “C” é composto pela Gâmbia, Tunísia, Zâmbia e Benin e vai jogar na cidade de Alexandria.

 

De referir que os quatro semifinalistas deste Campeonato Africano vão representar a África no Mundial de Sub-20 da FIFA, este ano na Indonésia.

 

 



VAMOS DAR O NOSSO MELHOR

Dário Monteiro, seleccionador nacional dos Sub-20

 

Qual é o balanço da preparação feita no solo pátrio?

A primeira fase da nossa preparação terminou hoje momentos antes do nosso voo para Cairo onde vamos fazer um estágio de sensivelmente 12 dias. Estamos satisfeitos com o trabalho aqui feito, porque tentamos adquirir o necessário para competir no CAN.

 

Qual é o forte da equipa e o que precisa melhorar?

Nos primeiros dias de treino trabalhamos o aspecto físico sem deixar de lado outros aspectos, mas muito mais os aspectos físicos porque temos jogadores que deixaram de competir desde Outubro e Novembro, isto é, estão há dois meses sem competir. Agora vamos começar a abordar aspectos específicos de jogo que queremos implantar no Cairo.

 

Sendo esta a segunda participação num Campeonato Africano do escalão. Quais são as perspectivas?

Nós temos na memória a nossa primeira participação no CAN foi em 2021 na Mauritânia. Não foi uma competição para recordar fizemos três jogos e perdemos todos. Assim, já temos alguma experiência, vamos pela segunda vez consecutiva e queremos fazer melhor.

 

Nós trabalhamos para os Sub-20 portanto, só nesta faixa etária de 19/20 anos. Estamos a abordar esta competição para os jovens crescerem futebolisticamente.

 

O que significa o grupo de trabalho abrir a competição, sendo esta a primeira vez para Moçambique?

Realmente vai ser a primeira, a única e especial oportunidade de jogar num campo com capacidade de 60/65 mil pessoas em jogo de abertura. Neste caso contra o Egipto, anfitrião da prova. Por isso, vamos preparar todos os aspectos principalmente o aspecto mental com confiança. Vai ser um jogo difícil contra um adversário difícil, mas vamos trabalhar para encarar esse jogo com confiança.

 

FMF