FORMAÇÃO DE TREINADORES: Sofala palco de CAF “B”

A capital da província de Sofala, Beira, é desde a manhã desta segunda-feira (8/5) a sede do Curso de Treinadores candidatos à Licença “B” da Confederação de Árbitros de Futebol (CAF).

 

A acção formativa junta um total de 25 participantes oriundos de clubes da província anfitriã bem como visitantes de Tete, Manica e Zambézia.

 

O curso é realizado em 3 módulos com a duração de 1 semana cada. O primeiro módulo vai até 14 de Maio, o segundo de 5 a 11 de Junho e o terceiro de 10 a 17 de Julho.




 

Tendo em vista afinar a componente prática de aprendizagem, durante as interrupções dos módulos cada cursando deverá cumprir, com carácter avaliativo, um estágio pedagógico de 30 horas num clube que participe no Campeonato Nacional da I Divisão - Moçambola ou no Campeonato Provincial na província de origem.

 

A carga horária comporta um total 190 horas distribuídas por 12 disciplinas precedidas pela realização de exames finais nas componentes teórica e prática.

 

Abdul Abdulá é o instrutor designado para dirigir os trabalhos devendo contar com outros profissionais convidados de diversas áreas para acrescentar valor em temas específicos e complementares ao treino desportivo.

 

A cerimónia de abertura oficial contou com a presença do Governo na ocasião representado pelo Director Provincial da Juventude, Emprego e Desporto, Zeferino História, o qual ao enaltecer o amor da sua província pelo futebol saudou a iniciativa da FMF em levar o curso àquela parcela do país.

 

Por seu turno, o Presidente da Associação Provincial de Futebol de Sofala, Joaquim Mateus Manguaiana, exortou os participantes a explorarem ao máximo a oportunidade de aquisição de novos conhecimentos com quadros reconhecidos em matéria de futebol, pois reconhece que só com conhecimento técnico aplicado na prática é possível elevar a qualidade do futebol local.

 

Lembre-se que este é o segundo curso de treinadores CAF “B” para o presente ano.

 

FMF