FMF Academies une escolas de Maputo

O Projecto FMF Academies trouxe, este sábado, uma nova energia ao cenário do futebol infantil em Moçambique ao reunir escolas primárias da cidade e província de Maputo. O evento, realizado na Escola Aga Khan, na Matola, contou com a participação de alunos de meninas e meninos, nas categorias Sub-7, Sub-9 e Sub-11.

 

José Luís Monteiro, Vogal de Direcção da FMF, destacou a importância da iniciativa, afirmando: "As nações devem adoptar esta iniciativa. Moçambique, a FMF e em particular este elenco, tem este projecto como um grande desiderato, porque só assim podemos desenvolver o futebol. O futebol está na escola, na comunidade e com as academias podemos desenvolver o futebol."




 Saidate Moveia, Gestor de Grassroots da FMF, acrescentou: "Foi uma manhã diferente em que proporcionamos um momento de diversão às crianças no âmbito do plano estratégico da FMF. Como sabem em Moçambique o futebol é normalmente praticado a partir dos 12 anos e nós tentamos mudar o panorama abarcando camadas inferiores."

 

O evento contou com a participação de diversas crianças entusiasmadas, que expressaram o seu contentamento e aprendizado proporcionados pela experiência:

 

"Foi bom, aprendemos mais coisas, a passar a bola, fomos desafiados. A quem não pratica, digo que é bom praticar, pois só praticando chegaremos ao sucesso", declarou Nowane.

 

"Praticar desporto é bom, pois podes aprender a deixar o teu corpo mais flexível e forte", afirmou Kalyandra.

 

"As partidas foram boas, ganhando ou perdendo é a mesma coisa, pois todos participamos. Primeiro devo estudar, depois vou me preocupar em ser jogador. Jogar torna-nos fortes", enfatizou Allan.

 

O próximo sábado, 10 de Junho, será marcado por mais um evento emocionante do Projecto FMF Academies, que será realizado no campo do Afrin, na Machava, com o objectivo de beneficiar outros alunos.

 

Durante a ocasião, a FMF presenteou as escolas participantes com bolas, no contexto do projeto FIFA Football for Schools e assegurou que o projecto veio para ficar e continuará a expandir o futebol em outras escolas e comunidades do país.

 

FMF