Arbitragem Futsal: Trinta beneficiários mais turbinados em conhecimentos

A Federação Moçambicana de Futebol, no âmbito do seu programa de acções formativas para melhorar a qualidade das modalidades sob sua égide, realizou de 10 a 14 de Junho, em Maputo, um curso para árbitros de Futsal com apoio da FIFA.

 

Beneficiaram da formação trinta árbitros, sendo quatro mulheres e os restantes homens.

Trata-se do primeiro Curso FIFA, em vinte anos, somente para árbitros de Futsal porque anteriormente a sua formação era feita em simultâneo com o Futebol de Praia.

 

Farid Bhewa das ilhas Maurícias foi o instrutor FIFA que orientou o curso, assistido por instrutores moçambicanos, nomeadamente por Ângelo Mucavele, instructor físico; Eduardo Mahumane  e Lourenço Mascarenhas ambos instrutores técnicos. Entre vários conteúdos que constaram da agenda do curso destaque para a actualização das leis de jogos, para além da vertente físicas

 

 

FMF aposta na expansão para zonas centro e norte

 

O secretário-geral da FMF, Hilário Madeira que procedeu ao encerramento do evento, em representação da Direcção Executiva manifestou total satisfação pelo cumprimento da missão e agradeceu em especial ao instrutor mauriciano Farid Bhewa pelo seu trabalho.

 

Madeira anotou que foi dado um passo significativo para a arbitragem do futsal moçambicano tendo em conta que os beneficiários são jovens promissores que agora têm o desafio de aplicar as ferramentas recebidas e ensinar aos outros.

 

Na sua abordagem reconhece que não vai ser fácil e pediu aos mais experientes, como Hilário Almoço que esteve no último CAN; Eduardo Mahumane e Lourenço Mascarenhas e outros ainda que partilhem o seu saber com os mais novos em prol da modalidade.

 

A FMF dentro do seu plano, capacidades e parcerias vai continuar a trabalhar para que o mesmo nível de formação seja realizado nas regiões centro e norte, disse Madeira para acrescentar que cada um deve fazer a sua parte e lembrou que,  por natureza, o árbitro tem pouco tempo de decisão sendo muitas vezes o mais criticado, em alguns momentos por ambas as equipas intervenientes.

 

Entretanto, instrutor FIFA Farid Bhewa, muito emocionado disse que estava feliz pela forma como foi recebido e sobretudo pela dedicação e empenho dos instruendos. Espera que sejam verdadeiras embaixadores do Futsal moçambicano.

 

FMF