COSAFA 2024: Moçambique conquista o Bronze

Glória do pódio quinze anos depois!

 

A Selecção Nacional de Futebol de Moçambique brilhou neste domingo (7/7) ao conquistar a medalha de bronze da 23ª edição da TaçaCOSAFA, realizado de 26 de Junho a 7 de Julho, na cidade de Gqeberha, na África do Sul. Este feito marca a quarta vez que o país alcança o terceiro lugar, após as edições de 1997, 2004 e 2009, encerrando um jejum de quinze anos sem uma medalha no torneio.

 

Os Mambas superaram a congénere das Ilhas Comores por 3-1 nas grandes penalidades, após um empate emocionante de 2-2 no tempo regulamentar, com ambos os golos de Moçambique marcados pelo herói do dia, Chamito Alfândega. A partida começou desfavorável para Moçambique, com Hadji abrir o marcador para as Comores aos 32 minutos. Chamito igualou o jogo aos 51 minutos, mas os insulares voltaram a liderar aos 70 minutos com um golo de Youssouf. Determinado, Chamito restabeleceu a igualdade aos 77 minutos, levando a decisão para as penalidades onde os Mambas triunfaram.

 

Na grande final, Angola conquistou o título ao golear a Namíbia por 5-0, consolidando a sua quarta vitória histórica no certamen regional. Ao longo das 23 edições da COSAFA até agora, Zâmbia permanece no topo com sete títulos, seguida pelo Zimbabwe (6), África do Sul (5), e Angola (4), com a Namíbia tendo conquistado um título.

 

Destaques individuais também marcaram a participação de Moçambique: Armando Doutor foi eleito o Melhor Guarda-Redes (Luvas de Ouro), enquanto Chamito e o capitão Dário foram escolhidos para o XI ideal da competição pelo Grupo de Estudos Técnicos da COSAFA, confirmando a qualidade da equipa moçambicana.



 

Ficha Técnica

Estádio Nelson Mandela Bay, Gqeberha

Comissária do Jogo: Brenda Kunda (Zâmbia)

Árbitro: Abongile Tom (África do Sul)

Assistentes: Gerson dos Santos (Angola), Souru Phatsoane (Lesotho)

Quarto Árbitro: Bouchira Karboubi (Marrocos)

Cartões Amarelos: Gianluca (18’), Fernando (27’), Nasser (53’), Wadide (74’)

 

Formações:

 

Ilhas Comores: Anzimati; Karim, Madi (Omar, 64’), Obeidoullah e Barki; Haslane, Namoudine (Wadide, 72’), Raidou; Djoudja, Kassim e Nasser (Nasdurdine, 64’).

Treinador: Ahamada Jambay

 

Moçambique: Armando; Dias Fumo, Ossama (Ussene, 90+5’), Bonera e José (Valter, 46’); Celton, Dário Melo, Carrelo (Edmundo, 66’) e Fernando (Abel, 90’); Chamito e Gianluca (Momed, 46’).

Treinador: Victor Matine

Golos: 1-0 (Kassim, 32’), 1-1 (Chamito, 52’), 2-1 (Djoudja, 70’), 2-2 (Chamito, 77’).

 

FMF