COSAFA 2024: A Vitória é dos Moçambicanos!

Temos um grupo promissor e voltaremos mais fortes em 2025!

 

Na 23ª edição da Taça COSAFA, realizada de 26 de Junho a 7 de Julho, Moçambique fez história ao conquistar o terceiro lugar, quebrando um jejum de quinze anos sem medalhas no torneio regional. A equipa e a direcção da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) celebraram intensamente esta conquista, dedicando-a ao povo moçambicano.



 

Vitória e Prémio do Grupo de Trabalho

O seleccionador nacional, Victor Matine, não escondeu a satisfação com o desempenho da equipa: “Esta vitória é do todo o grupo de trabalho, desde roupeiro, médicos, os meus assistentes, todo o pessoal de apoio, a estrutura da FMF e ao país em geral. Estou satisfeito porque estes jovens são de facto promissores, sendo mais-valias para o futuro dos Mambas. Não perdemos nenhum jogo em noventa minutos, isso é muito bom. Em todos os jogos que sofremos golos, corremos atrás do prejuízo e conseguimos o nosso objectivo, o que mostra grande capacidade de reacção. Vamos continuar a trabalhar e agradeço a COSAFA pela oportunidade que dá aos jovens para se mostrarem a outro nível de competição.”


 


Alcançamos o Nosso Objectivo

O herói dos Mambas, Chamito Alfândega, que marcou dois golos no jogo decisivo, destacou a união e persistência da equipa: “Foi um jogo difícil porque sempre estivemos em desvantagem, mas com a união e persistência conseguimos o nosso objectivo. Ser o melhor em campo é fruto do trabalho de todo o grupo, a quem dedico esta vitória, bem como a todos os simpatizantes de futebol que nos apoiaram, incluindo a Federação Moçambicana de Futebol e, em especial, aos treinadores.”


 


Dedico o Prémio ao Grupo e à Minha Família

Armando Doutor, eleito o melhor guarda-redes do torneio, emocionou-se ao dedicar o prémio: “Foi um jogo difícil, as duas equipas estiveram bem tecnicamente. Fomos infelizes porque sofremos golos consentidos, mas não baixamos a cabeça e demos tudo até ao fim. Estamos de parabéns e satisfeitos pelo trabalho desde o início da preparação em Maputo até aqui. Relativamente ao prémio, não esperava, mas é fruto do trabalho da equipa. Agradeço à minha família, nomeadamente aos meus pais, meus irmãos e, em especial, à minha esposa e filha que sempre me apoiaram em todos os momentos.”


 

Estamos Todos de Parabéns

Feizal Sidat, presidente da FMF, fez questão de elogiar a equipa e todos os envolvidos: “Dar os parabéns aos nossos rapazes, uma equipa jovem que foi formada sem parar o Moçambola para ceder outros jogadores. Fez cinco jogos em dez dias e conseguiu o terceiro lugar. Trata-se de uma posição que há muito tempo não alcançávamos. Há que transmitir-lhes uma mensagem de esperança. Não perderam nenhum jogo no tempo regulamentar. O futuro está aqui, neste grupo promissor. Vamos continuar a trabalhar e penso que para o ano vamos trazer uma equipa ainda mais forte. Estão de parabéns a FMF, o governo e a equipa técnica por este grande feito. Felicitar a selecção de Angola que, não tendo sido nós a ganharmos, dignificou a lusofonia.”

  

Com a medalha de bronze, Moçambique reafirma-se como uma força crescente no futebol regional, e a nação celebra o feito histórico, aguardando com entusiasmo os próximos desafios dos Mambas.

 

FMF