FMF E FIFA concluem Capacitação de Árbitros e Assessores com foco em elevar o padrão nacional

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF), em parceria com a FIFA e através da Comissão Nacional de Árbitros de Futebol (CNAF), concluiu com sucesso a capacitação de 38 árbitros, incluindo principais e assistentes, bem como de 33 assessores de árbitros. Esta formação estratégica teve como objectivo preparar os árbitros de elite, reforçando a qualidade e a consistência das arbitragens nas competições nacionais.



 

Durante o programa, os participantes receberam treinamento em matérias cruciais, como a interpretação e aplicação das Leis do Jogo, gestão de situações de pressão, análise táctica e comunicação em campo. Também foram ministradas aulas práticas sobre o posicionamento e movimentação, essenciais para uma tomada de decisão precisa e imparcial em situações de jogo. Aos assessores, foram ensinadas técnicas avançadas de avaliação de desempenho e feedback, visando apoiar o contínuo desenvolvimento dos árbitros de futebol.

 

Segundo o Presidente da CNAF, Francisco Machel, a CNAF está empenhada em garantir que os árbitros formados apliquem os novos conhecimentos adquiridos, assegurando um alto nível de imparcialidade, precisão e competência nas suas decisões. “O aprimoramento contínuo das suas competências contribuirá para jogos mais justos, competitivos e dinâmicos, impactando diretamente a evolução do futebol moçambicano”, pontuou.



 

Este programa de capacitação é parte integrante dos esforços da FMF para elevar a qualidade da arbitragem no país, promovendo maior credibilidade nas competições e alinhando as práticas locais aos padrões internacionais. Com esse tipo de formação, a FMF continua a fortalecer as bases de um futebol mais profissional e transparente em Moçambique.

 

Segundo Eduardo Mahumane, Gestor do Departamento de Arbitragem, "a FMF reafirma o seu compromisso em investir no desenvolvimento contínuo da arbitragem, essencial para o crescimento sustentável do futebol no país".

 

FMF