Moçambique tropeça na estreia do Torneio COSAFA Sub-20
A selecção moçambicana de futebol sub-20, os "Mambinhas", sofreu uma derrota amarga na sua estreia no Torneio COSAFA Sub-20, ao perder por 4-5 frente à congénere do Eswatini. O jogo, disputado nesta quinta-feira (26), na Lalgy Arena, em Tchumene, Matola, foi marcado por intensas emoções, mas terminou com um desfecho desfavorável para os anfitriões, que têm como principal objectivo a qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN) da categoria, agendado para Janeiro do próximo ano, na África do Sul.
No outro jogo do Grupo A, disputado no mesmo dia, as selecções do Zimbabwe e do Botswana empataram a 1-1, mantendo o equilíbrio na luta pela qualificação.
O Jogo: Goleada e Reacção Moçambicana
Debaixo de calor intenso e com o apoio do público, Moçambique começou o jogo com vontade de se impor e rapidamente alcançou o primeiro golo, aos 20 minutos, por intermédio de Kélvio, numa jogada bem trabalhada pela equipa. No entanto, a vantagem dos "Mambinhas" durou pouco tempo. Aos 36 minutos, Dube, do Eswatini, protagonizou uma grande jogada individual, ultrapassando a defesa moçambicana e igualando o marcador.
Dois minutos depois, Eswatini passou para a frente com Mazibuko a aproveitar uma desatenção defensiva dos moçambicanos para fazer o 1-2. Com este resultado, as equipas foram para o intervalo, deixando claro que Moçambique teria um difícil caminho pela frente na segunda parte.
Logo no início da segunda metade, aos 47 minutos, Mdluli ampliou a vantagem para 1-3, após novo erro da defesa moçambicana. Apenas cinco minutos depois, o mesmo jogador voltou a marcar, dilatando a vantagem para 1-4, numa fase em que os "Mambinhas" pareciam perder o controlo emocional do jogo.
Reação e Determinação
Mesmo com o resultado adverso, Moçambique não baixou os braços. Aos 58 minutos, Fernandinho reduziu a desvantagem para 2-4, ao converter uma grande penalidade. Este golo trouxe nova esperança à equipa, que continuou a pressionar. Quatro minutos depois, Kélvio voltou a marcar, fazendo o 3-4 de cabeça, após um canto batido por Yuran.
A pressão moçambicana aumentou, mas as oportunidades desperdiçadas acabaram por ser fatais. Aos 77 minutos, Gwebu, com um remate espectacular de meia volta, fez o 3-5, deixando Moçambique novamente em dificuldades. Apesar do golo tardio de Yuran, aos 90+5, que fixou o resultado final em 4-5, o tempo já não foi suficiente para evitar a derrota.
Perspectivas
A derrota deixa os "Mambinhas" numa posição delicada na luta pela qualificação, sendo necessário vencer os próximos jogos para manter vivas as esperanças de alcançar o objectivo. O técnico Sérgio Faife terá agora o desafio de corrigir as falhas defensivas e motivar a equipa para os jogos que se avizinham.
Ficha Técnica
Competição: Taça COSAFA Sub-20 2024
Data: 26 de Setembro de 2024, Jornada 1, Grupo A, Lalgy Arena, Tchumene, Matola
Arbitragem: Hilary Hambaba (Zâmbia) , Trywell Nyirenda (Zâmbia) e Aswet Teeluck (Maurícias) e Lebalang Mokete (Lesoto)
Comissário da COSAFA: Mwansa Kapyanga (Zâmbia)
Coordenador Geral: Titus Kunamuene (Namíbia)
Moçambique: Manuel; Gildo, Person, Lino (Bruno), Martinho (Nino), Edvaldo (Arlindo), Fernandinho, Shairon, Riaan (Mishaal), Yuran e Kelvio.
Eswatini: Awu; Mdluli, Zwane, Dlamini (Siyaya), Malaza (Junior), Ndovu, Mamba, Sacolo, Dube (Masuku), Mazibuko e Nhlenghetwa (Gwebu).
Disciplina: Cartões amarelos para Person, Fernandinho (Moçambique); Malaza e Zwane (Eswatini).
Golos: Kelvio 20', 62'; Dube 36'; Mdluli 47', 52'; Mazibuko 38'; Fernandinho 58'; Gwebu 77'; Yuran 90+5'.
FMF