Selecção Nacional de Futsal já se encontra em Bangkok

A Selecção Nacional de futsal já se encontra em Bangkok, capital da Tailândia, onde a partir de domingo disputa do Torneio Continental que contará com a presença de oito equipas de três continentes, nomeadamente Ásia, África e Europa.

 

A equipa de todos nós chegou a Tailândia por volta das 13:30h locais, menos cinco que Maputo, ida de Doha, Qatar, onde fez escala técnica. Foi o culminar de cerca de 24 horas de viagem que começou ontem às 13h50 no Aeroporto de Mavalane.

 

À chegada, a Selecção moçambicana enfrentou um lento protocolo burocrático sanitáro devido à pandemia, tendo levado cerca de três horas para sair do aeroporto de Bangkok. Após a burocracia do Aeroporto seguiu-se a do hotel, onde à chegada a comitiva teve de ser testada contra a COVID-19, com os resultados a serem divulgados amanhã.

 

Entretanto, contra as expectativas do seleccionador nacional, a equipa nacional não pôde treinar hoje, porque depois de testada a comitiva, todos os seus elementos foram submetidos à quarentena até conhecer os resultados, pelo que só amanhã haverá um apronto.

A equipa vai fazer um treino amanhã, sendo que no sábado Farukito projecta um bidiário, com uma sessão matinal e outra mais ou menos à hora de jogo inaugural, frente à anfitriã Tailândia.

 

Contra Tailândia prevê-se um jogo difícil para a equipa nacional diante de um dos sérios candidatos à conquista do título e que tem a vantagem de jogar em casa. Porém, os tailandeses não contarão com apoio do público dadas as restrições impostas pela pandemia global.

 

Na segunda ronda o nosso país vai defrontar Uzbequistão, e na terceira e última da primeira fase o Kosovo.

Este Torneio Continental prepara as selecções para o Mundial-2021 a ter lugar entre Setembro e Outubro na Lituânia, sendo que para o caso da Selecção Nacional a prova serve de teste para o Torneio da COSAFA a ter lugar em Maputo, em Outubro. Trata-se de uma competição regional que Moçambique trabalha afincadamente para conquistar, não obstante a falta de provas a nível interno por causa da COVID-19.

 

Entretanto, o outro grupo desta competição (Grupo B é composto por Egipto, Tajiquistão, Irão e Lituânia.

Na primeira fase joga-se no sistema clássico de todos-contra-todos numa única volta, passando para as meias-finais as suas melhores equipas. As duas piores de cada grupo jogam as classificativas do quinto ao oitavo lugar.

 

A prova termina no dia 30, data em que se realizarão os jogos da final e de atribuição do quinto e terceiro classificados. Vale lembrar que Moçambique, Kosovo e Tajiquistão são as únicas selecções presentes em Bangkok que não estão apuradas para o Mundial deste ano.

 

Eis a lista de convocados:

Atlético Moçambique: André Anders; Ziraldo Daniel, José Uetimane, Idelson Benesse, Oséias Santos, Ricardo Nhar e Xavier Vitorino.

Iquebal: Flávio Chaúque; Fernando Júnior, Mário Júnior, Vasco Mahesse, Nelson Luvala, Amin Dale e Mauro Cossa.

E. Condução Planalto de Chimoio: Hugo Coelho

FC Saloum: Ricardo Ferreira

 

FMF