Moçambique vence (4-2) Sporting e assina exibição de bom nível

Com uma exibição de bom nível, a selecção nacional de futebol de praia venceu esta quinta-feira, o Sporting CP por 4-2. O jogo teve lugar em Nazaré e por entendimento das duas equipas teve quatro períodos.

 

O Sporting fez-se à partida na sua máxima força, com os seus internacionais, espanhóis, brasileiros e portugueses. No entanto, diferente dos dois primeiros jogos, o combinado juntou a sua boa frescura física à confiança e garra, factores que permitiram implementar a sua estratégia, nomeadamente velocidade e bola no chão.

 

O primeiro período terminou com 1-0 para o Sporting que marcou de penalti por intermédio de Antonio Mayor, internacional espanhol.

 

No segundo período os "pratos da balança" estiveram largamente equilibrados com dois "menus" na quadra. Os "leões" com jogo "fixo" circulavam a bola pelo ar em lances combinados, mas encontravam um Moçambique organizado quer a defender quanto a atacar. Resultado, o segundo período terminou sem golos.

 

No terceiro período, a boa forma física de Moçambique veio ao de cima, mas o valor individual dos jogadores do Sporting fazia diferença em alguns lances. A exibição de Moçambique foi premiada com golo de Nelson na conversão de um penalti, restabelecendo a igualdade para 1-1. Entretanto, nos derradeiros minutos, o Sporting voltou a facturar (2-1) por Rodrigo Pinhal, internacional português, na marcação de um livre próximo da linha imaginária da área.

 

No quarto e último período, Moçambique vestiu "fato macaco" e fez um jogo que cheirou à perfeição. Uma velocidade estonteante com bola no chão desgastou as energias dos "leões" que viram Ângelo fazer o 2-2, para minutos depois Bachir dar a cambalhota para 3-2. No fim, foi Nelson, o melhor jogador do "africano" a fixar o marcador em 4-2.



 

E, diga-se em abono da verdade que os números teriam sido outros se Eusébio e Júlio Manjate "Arroz" tivessem, cada um, concretizado, aquelas oportunidade flagrantes que tiveram. Na acta do jogo ficou patente, a confiança, individual e colectiva e a consolidação do espírito de vitória.

 

Ficha do jogo

Estádio do Viveiro Jordan Santos

Moçambique: Manuel, Gerson, Ângelo, Nelson e Namapi. Suplentes: Anivaldo, Barca, Hermínio, Zabula, Júlio Manjate, Moreira, Bachir, Yuran, Gabito, Ramossete, Fádil, Eusébio.

Treinador: Abineiro Ussaca

Sporting: Dona, Pedro, António Mayor, Rodrigo Pinhal, Rafinha, Joãozinho, Árias, Dias, Mota, Bernardino e João Gonçalves 'Von".

Treinador: Mário Miguel



Secretário de Estado assiste presente no particular

 

O Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, acompanhado pela Directora-Geral do Fundo de Promoção Desportiva, Amélia Cabral esteve em Nazaré e assistiu ao particular entre Moçambique-Sporting CP.

 

No seu discurso de encorajamento ao colectivo nacional, o Secretário de Estado ressaltou o incondicional apoio do governo Moçambicano à selecção e a importância de o colectivo se empenhar em desempenhar o seu papel sem e fitar na vitória e nos títulos. Mendes considera que os resultados serão a consequência do trabalho que está sendo desenvolvido.

 

Para além dos dois dirigentes do órgão que tutela o desporto moçambicano estiveram presentes quadros da Embaixada de Moçambique em Portugal, nomeadamente António Manguilaze, Conselheiro da Embaixada e Celso Guesse, Adido Consular.

 

FMF