Moçambique perde 1-0 com África do Sul

A selecção nacional de futebol feminino de Sub-20 perdeu hoje, quinta-feira, em Maputo, com a sua congênere da África do Sul por 1-0 com o único golo marcado por Zethembiso Vilakazi aos 36 minutos, da primeira parte, na sequência de um canto da direita.

 

O jogo que contava para a 1ª "mão" da segunda eliminatória de apuramento africano para o Mundial da Costa Rica-2022 foi realizado no campo da Associação Black Bulls, na Matola.

 

Com este resultado, a qualificação para a fase seguinte fica por decidir no jogo da segunda "mão" a 9 de Outubro, em Johanesburgo.



 

A vitória das sul-africanas não sofre qualquer contestação, em razão da sua superioridade, com algum "perfume" à mistura. Tem jogadoras com grande apuro técnico, casos da capitã Lonathemba, uma verdadeira líder do sector defensivo, a Thembelilhe, um "dor de cabeça" no ataque e outras que a médio e longo prazos podem ser grandes referências no futebol feminino do seu país.



 

Apesar da grandeza sul-africana, a nossa selecção nacional também deixou algumas notas indeléveis. A capitã, Joana Brenhuze "Joaninha" de Sofala que por várias vezes levantou a minúscula plateia com os seus cortes e alívios em momentos cruciais. No ataque, Rosalina Mondlane, foi uma das mais inconformadas, par da Paula Malate que esteve perto de marcar, mas o destino negou. Mais notável ainda foi a guarda-redes Neima Nhamirre que certamente justificou a sua escolha para defender a baliza das Sub-20.




Apesar da derrota, seleccionadora nacional, Júlia Fumo, deixa tudo em aberto revelando alguma expectativa na luta para contrariar o cenário na casa do adversário. Por sua vez, Joana acredita que é uma questão de afinar alguns aspectos com mais treino que até ao dia do jogo o resultado poderá ser melhor.

 

FMF