CHAN 2022: Mambas escrevem história e deixam o país eufórico

A Selecção Nacional de Futebol - Mambas colocou esta quarta-feira (17/01) o país em sentido e também eufórico com a conquista da sua primeira vitória numa prova continental.

 

Depois de arrancar um empate (0-0) na primeira jornada diante da Etiópia, hoje os Mambas venceram a Líbia por 3-2 com uma "cambalhota" na segunda parte depois da desvantagem ao intervalo.

 

Diga-se em abono de verdade que foi um jogo de muito sofrimento, sobretudo na primeira parte em que os comandados de Chiquinho Conde pouco derram nas vistas, exceptuando duas intervenções de perigo da autoria de Isac de Carvalho.

 

E porque o mal não vem só, quis o destino que a entrada apática de Moçambique fosse castigada por um autogolo de Francisco Muchanga (23') para a tristeza da nação.

 

Vantagem mínima que a Líbia levou até ao intervalo, obviamente com esperança de chegar ao seu primeiro triunfo, uma vez que perdera (1-0) com os anfitriões no jogo da abertura do CHAN.



 

 



Outro Fato-Macaco

 

Na segunda parte, os Mambas fizeram-se ao magnífico palco de jogo com outra atitude, outro rigor, outra mentalidade, enfim, outro fato-macaco. Ainda assim, a Líbia resistiu a muitas investidas para segurar a vantagem mínima, mas tudo mudou de "cor' quando as substituições de Chiquinho Conde deram o seu efeito.

 

Melque Alexandre (74') entra na acta quando restabelece a igualdade com um golo muito bem pensado e por si trabalho. A Líbia entrou em pânico e pouco soube assegurar o controlo do seu meio-campo permitindo uma avalanche ofensiva, por "terra, ar e mar".

 

Volvidos seis minutos do empate, ou seja aos 80', na sequência de um canto da direita, Feliciano Jone "Nené" sobe ao "primeiro andar" e faz a cambalhota, 2-1 para Moçambique.

O país com olho no ecrã e ouvido no receptor "puxava" pela equipa e porque a sorte protege os audazes, surge o golo da tranquilidade por Lau King (84').

 

Quando tudo indicada que o jogo estava definitivamente "fechado", o guarda-redes Victor Guambe na tentativa de aliviar uma bola oferece-a para um adversário terminando em golo da Líbia por Anis Mohamed (90’+3).

 

 


Vitória justa e merecida

Moçambique mais perto de qualificação

 

Entretanto, no outro jogo do Grupo “A” que integra Moçambique, a Argélia, nação acolhedora do CHAN venceu a Etiópia por 1-0 e já garantiu a sua qualificação para fase seguinte, independentemente do resultado que obtiver no último jogo desta fase, no sábado, diante de Moçambique.

 

No sentido contrário segue a Líbia que com duas derrotas faz as malas de regresso à casa, mesmo que vença a Etiópia, no seu último jogo, também a decorrer no sábado.

 

Assim, entre as selecções de Moçambique e da Etiópia uma delas vai acompanhar a Argélia à fase seguinte. Teoricamente, os Mambas, apesar de defrontar uma Argélia forte tem maiores possibilidades de se qualificar relativamente à Etiópia.

 

FMF