Qualificação CAN 2023: Vitória dos Mambas acende esperança em Ruanda

A Selecção Nacional de Futebol AA - “Mambas” derrotou, na tarde deste domingo, os “Amavubi” de Ruanda, em jogo da quinta jornada do grupo “L” de qualificação para o Campeonato Africano de Futebol 2023, a ter lugar entre 13 de Janeiro e 21 de Fevereiro de 2024, na Costa do Marfim.

 

Num jogo onde os donos da casa mostraram-se dominadores na posse de bola (69% contra 31%), Moçambique entrou com muitas dificuldades para fazer o seu jogo, particularmente na primeira parte. Só o golo de Geny Catamo aos 43 minutos trouxe alguma frieza e motivação aos “Mambas” na abordagem da contenda.



 

No reactar do pano, os “Amavubi” continuaram com várias investidas e só não chegaram ao golo devido às grandes intervenções do guardião Ivane Urrubal à mistura com um festival de falhanços dos atacantes ruandeses. Moçambique foi criando as suas oportunidades nos poucos lances que fazia e mostrou-se uma equipa madura e eficiente em campo, tendo chegado ao segundo golo aos 94 minutos, por intermédio de Clésio Baúque, que rouba a bola aos defesas ruandeses e bate a seguir o guarda-redes para depois celebrar com euforia aos passos da “Dança do Ouro”.

 

Com este triunfo, o combinado nacional fica a um ponto da qualificação ao CAN-2023, decisão a ser tomada no próximo dia 4 de Setembro, no Estádio Nacional do Zimpeto, atendendo que os Mambas venceram o Benin por uma bola a zero na sua deslocação a Cotonou.

 

Noutro embate da quinta jornada, o Benin empatou a uma bola com o já qualificado Senegal no jogo em casa. Assim a tabela classificativa configura-se: Senegal (13), Moçambique (7), Benin (5) e Ruanda (2).

 

Próxima Jornada – 4 de Setembro de 2023

Moçambique vs Benin

Senegal vs Ruanda



 

FICHA TÉCNICA

 

Qualificação para o CAN Costa do Marfim 2023

Ruanda 0-2 Moçambique

Huye Stadium, Huye - Ruanda

 

RUANDA: Fiacre Ntwari; Ali Serumogo (Fitima), Emmanuel Imanishumwe, Djihad Bizimana (Steve Rubanguka 66’) , Ange Mutsinzi, Hakim Sahabo, Muhadjiri Hakizimana, Innocent Nshuti (Didier Mugisha 66’) Gilbert Mugisha (Dominique), Thierry Manzi e Jean Bosco Ruboneka (Abeddy Biramahire 71’).

SUPLENTES NÃO UTILIZADOS: Amaible, Faustin, Christian, Jean Pierre, Yannick Mukunzi, Abdul e Samuel

 

TREINADOR: Carlos Alos Ferrer

 

 

MOÇAMBIQUE: Ivane; Domingos, Martinho, Malembana, Edmilson; Amadou (Kambala 52’), Shaquille, Witi (Clésio 52’), Domingues (Gildo 63’) , Geny (Ali Zacarias 72’) e Ratifo,  (Melque Alexandre 52’)

SUPLENTES NÃO UTILIZADOS: Victor Guambe, Fazito, Danito Mutambe, Nené, Chico, Telinho e Bhéu Januário

 

TREINADOR: Chiquinho Conde

 

Arbitragem (Argélia): Mustapha Ghorbal, Mokrane Gourari (1º assistente), Hamza Bouzit (2º assistente) e Loutfi Bekoussa (quarto árbitro).

 

 GOLOS: Geny Catamo (43’) e Clésio Bauque (90+4’)

 

 ACÇÃO DISCIPLINAR: cartão amarelo para Amadou, Ivane e Ali Zacarias

 

FMF