Q.CAN2025: Conde quer Mambas pragmáticos em Bamako

A Selecção Nacional de Futebol, os Mambas, realizou na noite desta quinta-feira, 5 de Setembro, o seu treino oficial no piso natural do Estádio 26 de Março, em Bamako, Mali. Este treino foi fundamental para o reconhecimento do relvado, onde a equipa moçambicana enfrentará o Mali amanhã, às 21h00, na primeira jornada do Grupo I de qualificação para o Campeonato Africano das Nações 2025.

 

O selecionador Chiquinho Conde mostrou-se satisfeito com as condições do campo, embora alguns jogadores tenham considerado o pisoligeiramente "pesado". A equipa ganhou o reforço de Shaquille Nangy, que chegou a Bamako vindo de Angola na noite de ontem. Por outro lado, confirmou-se que Witi não estará disponível para o confronto, sendo esperado apenas para o jogo da segunda mão em Maputo.

 

Dominguez, capitão dos Mambas, integrou o treino, mas permanece como dúvida devido a dores nos adutores, o que poderá comprometer a sua participação no jogo contra o Mali.

 

Chiquinho Conde prometeu uma equipa pragmática e focada, destacando a importância de respeitar o adversário, cabeça de série do grupo. "Temos de ser pragmáticos, respeitar o adversário, mas tentar fazer um golo e gerir o jogo de acordo com as nossas possibilidades", afirmou o técnico, referindo-se à força do Mali, que recentemente integrou jovens promissores à sua equipa.

 

A equipa de arbitragem para o jogo será composta por árbitros oriundos do Chade: Alhadji Mahamat como árbitro principal, Bogola Issa e Mopussa Hafiz como assistentes, e Pousri Alfred como quarto árbitro.

 

Importa frisar queno primeiro jogo do grupo “I” realizado hoje, a Guiné-Bissau estreou-se com uma vitória sobre o Eswatini, vencendo por 1-0. Os Mambas enfrentam os Djurtus na próxima terça-feira, 10 de Setembro, no Estádio Nacional do Zimpeto, em Maputo.

 

FMF - Federação Moçambicana de Futebol