Q.CAN2025: Mambas triunfam sobre Guiné-Bissau e asumem liderança do Grupo-I

A Selecção Nacional de Futebol de Moçambique, os Mambas, assegurou uma importante vitória sobre a Guiné-Bissau por 2-1, nesta terça-feira (10), no Estádio Nacional do Zimpeto, em Maputo, durante a 2ª jornada do Grupo-I de qualificação para o CAN Marrocos-2025.



 

O golo decisivo foi marcado por Elias Macamo, actual melhor marcador do Moçambola, na segunda parte, após um empate a 1-1 no primeiro tempo. Com esta vitória, Moçambique soma 4 pontos, os mesmos que o Mali, que venceu Eswatini por 1-0 no outro jogo do grupo. Guiné-Bissau mantém-se com 3 pontos, e Eswatini continua sem pontuar.

 

O jogo no Zimpeto começou com grande intensidade. Logo aos 5 minutos, Ricardo Guimarães "Guima" inaugurou o marcador para Moçambique com um remate de longa distância. A Guiné-Bissau, no entanto, respondeu aos 24 minutos, quando Baldé, aproveitando um cruzamento, igualou o resultado. A primeira parte foi marcada por várias tentativas de ataque por parte dos Mambas, com destaque para Geny Catamo, que por pouco não desfez o empate em duas ocasiões.



 

No segundo tempo, o treinador Chiquinho Conde introduziu Elias Macamo, que, aos 73 minutos, fez jus à sua fama de goleador ao marcar o golo da vitória. A Guiné-Bissau pressionou até ao final, mas a defesa moçambicana manteve-se sólida, garantindo os três pontos.

 

Os Mambas continuam a caminhada ao CAN 2025, com os jogos da terceira e quarta jornadas agendados para 7 a 15 de Outubro, ambos com a vizinha Eswatini, primeiro em casa e depois no reduto do adversário.

 

 

Ficha do jogo 

Local: Estádio Nacional do Zimpeto 

Árbitro: Mohamed Guedi (Djibouti) 

Disciplina: Cartões amarelos para Guima (37'), Hernán (90') e Manuel Baldé (90+4')

 

Moçambique: Hernán; Macandza (Infren, 65'), Mexer, Reinildo, Bruno; Nené, Guima (Malembane, 84'), Dominguez (Pepo, 46'), Witi (Gildo, 46'); Ratifo (Elias, 46'), Geny. 

Treinador: Chiquinho Conde

 

Guiné-Bissau: Manuel Baldé; Cande, Sangante, Mané (Burra, 64'); Silva, Carlos Mané (Zidane, 46'), Baldé (Dju, 67'), Semedo (Sandé, 64'), Chupela; Samba, Correia (Romário, 73'). 

Treinador: Luís Boa Morte

 

Golos: 1-0, Guima (5’), 1-1, Baldé (24’), 2-1, Elias Macamo (73’).

FMF