Vitória no Amigável: Sub-23 de Moçambique supera Eswatini com golo de Sumbane

A Selecção Nacional Sub-23 venceu por 1-0 o Reino do Eswatini, em jogo de controlo realizado hoje (31) no âmbito da preparação para a Taça COSAFA 2025, que terá lugar de 4 a 15 de Junho, em Bloemfontein, África do Sul. O único golo da partida foi apontado por António Sumbane, médio da Associação Black Bulls, já na segunda parte do encontro.

 

O jogo serviu para avaliar os níveis de assimilação da equipa antes da viagem e deixou sinais positivos, conforme indicou o seleccionador nacional Eduardo Jumisse:

“Os indicadores são bons, estamos satisfeitos com aquilo que os jogadores têm vindo a assimilar nestes dias de treino, tendo em conta a chegada de cada um. Encontramos uma equipa mais madura e próxima ao que vamos encontrar na COSAFA. Infelizmente, esta categoria tem pouca experiência internacional e queremos dar mais minutos e tarimba internacional nesta competição. Estamos a 40/50%.”

 

Apesar do resultado positivo, Jumisse aponta para o que precisa ser melhorado e refere:

 

“Quando se faz um golo, muita coisa fica disfarçada, mas percebemos que há ainda muita coisa a melhorar, principalmente nas transições. Penso que podemos acelerar, tendo em conta que as facilidades não serão tantas como as que encontramos. Amanhã é o último dia em solo pátrio e vamos aproveitar para limar os aspectos em falta.”

 

Entre os jogadores, o defesa Ossama Pedro (Costa do Sol) sublinhou a importância do teste:

“Foi um jogo que nos permitiu ver a que níveis estamos, com um adversário que tem participado em várias edições. Esperamos chegar lá e dar o melhor de nós. Acredito que estamos num bom nível, como o resultado traduz. Acreditamos nos processos e na nossa ideia de jogo. Esperamos fazer melhor que no ano passado, chegar à final e, quiçá, sermos vencedores.”

 

Kélvio Neves, avançado do Textáfrica de Chimoio, também avaliou positivamente o desempenho da equipa:

“Foi um bom jogo e penso que procuramos nos enquadrar nas expectativas do treinador. Estivemos muito bem, mas ainda temos que melhorar. Esta é a minha estreia na COSAFA depois dos Sub-20 no ano passado e este ano na última convocatória da Selecção AA. Esperem o Kélvio e a Selecção que vocês conhecem. A ideia é darmos o nosso máximo e voltarmos com o troféu no dia 16.”

 

Já o autor do golo da vitória, António Sumbane, destacou o espírito de grupo e a ambição:


“A nossa expectativa é muito grande. Pretendemos jogar em grandes clubes e campeonatos. Estamos a trabalhar e a nos conhecermos. Estou satisfeito pelos três golos que marquei nesta fase de preparação, mas também há muita coisa a melhorar para uma competição de alto nível. Temos que continuar a trabalhar e darmos o nosso máximo, pois o que importa é a vitória de Moçambique.”

 

A equipa sub-23 encerra amanhã o estágio em solo moçambicano e segue viagem para a África do Sul, onde procurará fazer história na COSAFA 2025.

 

FMF | Comunicação