Qualificação Mundial 2026: Mambas viajam esta terça-feira para Uganda

A Selecção Nacional de Futebol, os Mambas, viaja esta terça-feira (2) para Kampala, capital de Uganda, onde na próxima sexta-feira (5) vai defrontar, no Mandela Stadium, a congénere ugandesa, em partida referente à 7.ª jornada do Grupo “G” de qualificação da zona africana para o Campeonato do Mundo FIFA 2026.

 

Na manhã de hoje, no campo do Costa do Sol, o seleccionador nacional Chiquinho Conde orientou o único treino em solo pátrio, com um grupo composto apenas por atletas que actuam no Moçambola, nomeadamente Infren, Óscar, Chico, Cantolo, Melque, Ivane, Ernan, Nené, Chamboco e Clésio.



 

Segundo o médio da Associação Black Bulls, Nené, o grupo está confiante:

 

“O ánimo está elevado no seio da equipa. Tivemos um bom jogo contra eles, conhecemos o adversário, vamos cometer o mínimo de erros possível e adoptar o lema habitual: se não dá para ganhar, não vai dar para perder. Creio que eles vêm mais preparados, mas vamos fazer os possíveis para sair de Kampala com a vitória.”

 



Por seu turno, o seleccionador nacional Chiquinho Conde destacou o foco do treino desta manhã:

 

“Hoje o treino vai incidir na activação, prevenção de lesão, exercícios descontextualizados, manutenção de posse de bola e combinações técnicas e tácticas. Temos um voo à tarde e vamos nos juntar lá (em Kampala) para prepararmos o jogo. O vídeo-analista formatou os aspectos defensivos e ofensivos do adversário para que os jogadores possam observar os pontos fortes e fracos do Uganda. Eles evoluíram com a participação no CHAN e não vamos esperar facilidades perante uma equipa que não é boa tecnicamente, mas é evoluída fisicamente.”

 

A partida para Kampala está marcada para as 14h45, com escala em Adis Abeba, sendo que a chegada à capital ugandesa está prevista para as 00h55 da madrugada de quarta-feira. Os atletas que militam no estrangeiro vão integrar directamente o grupo em Uganda.

 

Na quarta-feira, os Mambas cumprem a primeira sessão de treino em Kampala, ficando o treino oficial reservado para quinta-feira, véspera do jogo.

 

Três dias depois do desafio frente à Uganda, a 8.ª jornada traz novo compromisso: Moçambique recebe o Botswana, no Estádio Nacional do Zimpeto (ENZ), em Maputo.

 

Na primeira volta, os Mambas venceram ambos os adversários: 3-1 frente à Uganda, no Cairo, e 3-2 diante do Botswana, em Francistown.

 

Para este confronto, a FIFA designou uma equipa de arbitragem do Burkina Faso, liderada por Kabore Vincent como árbitro principal, auxiliado por Tiama Seydou e Sawadogo Levy como assistentes, tendo ainda Diero Hamidou como quarto árbitro.

 

Na classificação do Grupo “G”, Moçambique ocupa actualmente a 2.ª posição com 12 pontos, atrás da Argélia (15). Seguem-se Botswana (9), Uganda (9), Guiné (7) e Somália (1).

 

FMF | Comunicação