Gala do Desporto 2023: Casa do Futebol honrada

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) foi agraciada na noite de ontem, com uma Menção Honrosa para Parceiros da Secretaria de Estado do Desporto durante a X edição da Gala Anual do Desporto.

 

O evento organizado pela Secretaria de Estado do Desporto (SED) foi marcado por momentos de celebração e reconhecimento, destacando os atletas e agentes desportivos que elevaram o nome do país por meio de suas conquistas e méritos na época 2022.

 

Liderando a delegação da FMF, o Presidente Feizal Sidat, acompanhado por membros da Direcção Executiva, recebeu a honrosa Menção para Parceiros da SED. Essa distinção demonstra o compromisso e a colaboração da FMF com as iniciativas do governo para o desenvolvimento do desporto em Moçambique.

 

Além da distinção institucional, a noite também foi marcada pelo reconhecimento de figuras proeminentes do futebol. Dois treinadores notáveis receberam homenagens individuais na categoria do prémio carreira: Abdul Abdulá, actualmente instrutor de treinadores de futebol e Arnaldo Salvado, Director Técnico Nacional da FMF.



 

A lista completa dos distinguidos nesta noite especial é a seguinte:

 

Menções Honrosas para Parceiros da SED: Companhia Moçambicana de Hidrocarbonetos, Hidroeclétrica de Cahora Bassa, Caminhos-de-Ferro de Moçambique, Federação Moçambicana de Taekwondo, Federação Moçambicana de Xadrez e Federação Moçambicana de Futebol.

 

Diploma de Mérito: Escola de Basquetebol Mucuapelinhas de Nacala.

 

Prémio de Formação: Associação Black Bulls.

 

Prémio Carreira: Francisco Faquir (treinador de atletismo paralímpico), Abdul Abdulá (treinador de futebol), Diolinda Mabota (presidente da federação de natação), Mavó (ex-atleta), José Salvado (treinador de futebol).

 

Prémio Família do Desporto: Família Mafambane.

 

Prémio de Gestão de Infraestruturas: Clube Estrela Vermelha.

 

Homenagem ao Júri da Gala Nacional do Desporto (GND): António Lourenço Jr, Abdul Remane, Adão Matimbe, Alfredo Jr, Celso Matabele, César Langa, Fauzia Gandar, Natércia Tomás, Fáuzia Gandar, Gabriel Dava e Romualdo Mutemba.

 

Jornalistas do Ano: Cristina Cristiano (TVM), Manuel Cardoso (RM-Desporto) e Reginaldo Cumbana (Desafio).

Treinadores do Ano: Lucas Sinónia (Masculinos, boxe) e Ana Filipa Lobo (femininos, natação).

 

Árbitro do Ano: Stélio Carlos (ténis).

 

Atleta Revelação do Desporto Adaptado: Avelino Mucasse (atletismo).

 

Atleta Revelação do Desporto Convencional: Edilson Rosa (ténis).

 

Atleta Popular: Rady Gramane (Boxe).

 

Equipa Masculina do Ano: Selecção nacional de Boxe.

 

Equipa Feminina do Ano: Seleção de voleibol (Ana Paula e Vanessa Muianga).

 

Atleta do Ano do Desporto Adaptado: Leonardo Mendes.

 

Atleta do Ano em Masculinos: Tiago Muchanga (boxe).

 

Atleta do Ano em Femininos: Alcinda Panguana (boxe).

 

Prémio Prestígio: Aníbal Manave, presidente do Comité Olímpico de Moçambique e da FIBA-África.

 

A Gala do Desporto é um evento anual que visa reconhecer atletas e outros agentes desportivos por suas notáveis conquistas e méritos, que dignificaram o país em competições desportivas nacionais e internacionais. É uma ocasião especial para celebrar o desporto e promover a excelência entre os atletas moçambicanos, incentivando-os a alcançar ainda mais altos patamares no cenário desportivo global.

 

FMF