FMF garante sede própria à APFM

A Associação Provincial de Futebol de Maputo (APFM) terá sede própria e apetrechada, ainda este ano, para responder na plenitude à dinâmica da modalidade, no contexto internacional.

 

A "boa nova" foi anunciada esta terça-feira (23/08) pelo presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Feizal Sidat, durante a sua visita à província de Maputo.

 

O dirigente máximo da FMF, que era acompanhado pelo vice-presidente da área de Estudos, Projectos, Marketing e Relações Públicas, Gervásio de Jesus e pela vogal do Futebol Feminino, Claudete Pereira, iniciou a visita no distrito da Manhiça.



 

Nesta região, Sidat e sua delegação foram recebidos pela direcção da APFM, nomeadamente, Esmeraldo Jorge Mucache (presidente de direcção); Paiva Dias (2º vice-presidente, para Alta Competição); Ernesto Mbenhane (vice-presidente do Conselho de Disciplina), Lucas Faustino (secretário da Mesa de Assembleia); Lourenço Matusse (presidente do Conselho de Disciplina); Vasco Manguele (secretário-geral) e Lázaro Manguele (presidente do Conselho Técnico).

 

No terreno, a comitiva da FMF visitou as instalações do Clube da Manhiça, nomeadamente a sede e o campo de futebol e seguiu para um curto encontro com a direcção do clube, no qual deixou recomendações pertinentes para a implementação de novas estratégias com vista à melhoria de todos os trabalhos daquela agremiação desportiva.

 

Recomendações úteis

O edifício da sede do clube está parcialmente degradado, sobretudo o tecto, facto que levou o líder da FMF a recomendar a direcção do clube para recuperar e actualizar a documentação do património junto de instruções de direito para numa fase posterior reabilitar e rentabilizar o mesmo que em tempos já foi local aprazível para grandes eventos culturais e sociais, como espectáculos musicais, casamentos, baptizados, conferências entre outros.

 

No campo de futebol, o presidente da FMF fez saber que o perímetro do recinto ainda dispõe de espaços que podem servir para construir campos de futebol de praia para aglutinar mais jovens a praticar a modalidade.

 

Referiu que a FMF sempre estará disposta a apoiar, na medida do possível, se os próprios gestores do clube avançarem com acções concretas de reabilitação.



 

Relva sintética para Maputo

FMF e APFM no gabinete do Governador de Maputo

Na sua visita à província de Maputo, a comitiva da FMF acompanhada por membros da direcção da APFM, foi recebida pelo governador da província de Maputo, no seu gabinete de trabalho, na cidade da Matola.

 

Na ocasião, vários assuntos foram arrolados e boas notícias foram trazidas à ribalta. O governador garantiu que vai apoiar as duas equipas da província de Maputo qualificadas para a Poule Regional Sul, nomeadamente, Desportivo da Matola e ESFA de Boane.

 

Igualmente, o governante felicitou o desempenho da direcção de Esmeraldo Mucache que cumpriu integralmente com as provas obrigatórias recomendas pelo órgão reitor do futebol para além de ter introduzido outras modalidades e escalões.

 

O presidente da FMF prometeu que em caso de comparticipação do governo provincial com uma base num dos campos, a FMF irá assumir trazer a relva sintética.

 

Sidat aproveitou a ocasião para agradecer a hospitalidade que o dirigente máximo da província de Maputo ofereceu a selecção nacional dos Sub-20 e formulou um convite ao governante para assistir ao jogo entre Moçambique e Malawi, no dia 4 de Setembro, no Estádio Nacional do Zimpeto) e, seguidamente ofereceu galhardetes da FMF com uma mensagem de reconhecimento pela sua intervenção no desporto.

 

A última acção da visita foi um encontro com os clubes filiados na APFM, no qual foram levantados vários pontos para a melhoria da relação entre os órgãos gestores do futebol.

 

A FMF ainda ofereceu bolas aos clubes locais como forma incentivo para as suas actividades.

 

FMF